Saquarema dá os primeiros passos rumo ao desenvolvimento

Na matéria Polo Industrial de Saquarema inicia suas atividades publicada pelo Jornal da Cidade de Araruma, é possível conhecer as primeiras conquistas do Polo de Desenvolvimento Econômico do município. Entre os segmentos presentes estão cervejaria, indústria de plástico, chapa de papelão, entre outros. Clique aqui e saiba mais.

Na matéria Polo Industrial de Saquarema inicia suas atividades, publicada pelo Jornal da Cidade de Araruma, é possível conhecer as primeiras conquistas do Polo de Desenvolvimento Econômico do município. Entre os segmentos presentes estão cervejaria, indústria de plástico, chapa de papelão, corte a laser de EVA (espuma sintética muito usada para produtos infantis e material escolar), roupas, massas, colchões e até empresas norueguesas que fornecem plataformas para a Petrobras.

O Polo de Desenvolvimento, cuja logística é considerada privilegiada pela proximidade do Porto do Rio, só foi possível graças à lei estadual 4.533/05, aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio, que prevê benefícios fiscais para as empresas interessadas em se instalar na cidade.

No início de julho, duas empresas iniciaram suas atividades: a Sales Indústria de Alimentos, que envasa o azeite Quinta D´Aldeia, e a Vitória Perfil, produtora de forros de PVC. "O Polo traz uma nova perspectiva econômica para a população de Saquarema", comemora a prefeita Franciane Motta. Com a geração de cerca de 2,5 mil empregos diretos e 4 mil indiretos, a expectativa é de que a economia do município e de seus arredores se modifique positivamente.

No distrito de Sampaio Corrêa, cerca de 20 empresas de pequeno, médio e grande porte se instalarão até o final de 2011. Oito delas já estão em construção: a Lux Fios, de fios e cabos elétricos, a Eva Power, de corte a laser de emborrachados, Bywer, de injetados de plásticos e a Paper Box, que fabrica papelão ondulado, estão entre elas. O investimento no Parque Industrial chega aos R$200 milhões.

BENEFÍCIOS FISCAIS

Esta efervescência econômica está ocorrendo graças aos benefícios das leis de incentivos fiscais e financeiros – 4.533/05, 5.534/05 e 5.636/2010 – nas quais Saquarema foi enquadrada, inaugurando um modelo industrial de economia no município. ‘’Procuramos um perfil de empresa que atendesse a critérios de geração de empregos e sustentabilidade, que beneficiasse a mão de obra local e a manutenção das características naturais do município’’, explica o engenheiro Nélson Naibert, da Rosa, Naibert Consultoria, empresa que projetou e captou empresas para o Polo.

Dentre os atrativos para os empresários está a taxa de 2% de ICMS sobre a venda de produtos. A Investe Rio também incluiu a cidade no Fundo de Recuperação Econômica dos Municípios Fluminenses (Frenf), que financia até 60% do projeto, com juros de 2% ao ano. A cessão do terreno pelo tempo que a empresa estiver em atividade e a infra-estrutura com internet e energia em grande escala, além da proximidade com o Rio de Janeiro, também seduziram os empreendedores.

EXPERIÊNCIAS

A Vitória Perfil se instalou em julho do ano passado e está operando com a primeira de suas cinco linhas de produtos: forros de PVC. Ainda esse ano, a empresa também produzirá tubos e conexões, além de portas sanfonadas, quando deverá empregar cerca de 250 funcionários. ‘’Os benefícios que encontramos para nos instalarmos aqui reflete no preço do produto final, que ficará mais barato’’, conta o dono da empresa, Sérgio Delafane.

A Sales Indústria de Alimentos iniciou suas atividades a cerca de um mês, empregando vinte trabalhadores. A empresa envasa azeite e azeite extra virgem importados de Portugal, o Quinta D´Aldeia, além de produzir o Tempero Composto, que é uma mistura de azeite com soja. Hoje a empresa produz cerca de três mil caixas/dia.

LEIA TAMBÉM

- Saquarema ganha pólo de desenvolvimento econômico