Interior do Estado recebe Festival Vale do Café

O Vale do Café, no interior fluminense, se prepara para mais uma edição do festival cultural em suas fazendas históricas. O projeto tem o objetivo de fortalecer o polo turístico cultural, contribuindo com o desenvolvimento econômico do interior do Estado do Rio de Janeiro. Leia na íntegra e fique por dentro das atrações do encontro.

O Vale do Café, no interior fluminense, se prepara para mais uma edição do festival cultural em suas fazendas históricas. O projeto tem o objetivo de fortalecer o polo turístico cultural, contribuindo com o desenvolvimento econômico do interior do Estado do Rio de Janeiro. Pela primeira vez, durante os dez dias de evento, haverá programação em todas as cidades da região - Vassouras, Rio das Flores, Paty do Alferes, Miguel Pereira, Engenheiro Paulo de Frontin, Paracambi, Mendes, Barra do Piraí, Piraí, Pinheiral, Volta Redonda, Barra Mansa e Três Rios.

Durante o evento, serão realizadas, ainda, quinze oficinas e cursos, como canto a bandolim, violoncelo, contrabaixo, violino, sax, clarineta, trompete, harpa, entre outros. A direção dos cursos é do renomado violonista Turíbio Santos e a participação é gratuita. A relação de cursos, professores e instruções para inscrição estão disponíveis no site oficial do evento, na seção Cursos.

DEGUSTAÇÕES E OBRAS DE ARTE TAMBÉM ENTRE AS ATRAÇÕES

Os visitantes poderão participar de palestras, cursos, manifestações populares e, ainda, assistir a shows e concertos em igrejas, casarões, praças e fazendas históricas, tendo como fonte de inspiração o belo Vale do Paraíba. Degustar o verdadeiro sabor da comida do interior, nos diferentes restaurantes das cidades, está entre as atrações da região durante o Festival.

Este ano, o evento conta com a participação da Fazenda Monte Alegre, em Paty do Alferes, propriedade do escultor Gabriel Fonseca, que fez do grande jardim da fazenda o Parque de Esculturas Lucia Miguel Pereira. No dia 24, às 11h, o artista fará uma exposição in natura no jardim da Monte Alegre, com obras de 11 artistas - ex-alunos da Escola de Artes Visuais do Parque Lage.

O Festival Vale do Café 2010 é apresentado pela Light e Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro e, conta também com o patrocínio da CEG, Embratel, CCR/NovaDutra, Brasil Veículos e Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Lazer, além do apoio do Sebrae/RJ, Sistema Firjan, Jornal O Globo, TV Rio Sul, Universidade Severino Sombra, Instituto São Fernando, Preservale e Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Os ingressos para os concertos - realizados de sexta a domingo, às 11h e às 16h - custam R$ 80 e já estão à venda.

SERVIÇO:

8ª edição do Festival Vale do Café
Data: 23 de julho a 1º de agosto de 2010
Informações: www.festivalvaledocafe.com