Região da Cidade Nova recebe investimentos da Prefeitura

Incentivar o comércio na região, reconhecendo a potencialidade econômica existente, é a principal linha do decreto municipal que cria o Pólo Comercial Rio Cidade Nova. Instituído no dia 22 de junho, o decreto do prefeito Eduardo Paes agrega a região ao Programa Polos do Rio, parceria com o Sebrae/RJ. Clique aqui e saiba mais.

Devido à concentração de diversos estabelecimentos de comércio varejista e gêneros alimentícios, além de atividades de prestação de serviços, tais como: drogarias, papelarias, lanchonetes, bares e restaurantes, a região é tida como um ponto de geração de emprego e renda. A criação do Pólo Comercial Rio Cidade Nova objetiva otimizar os investimentos públicos e acelerar a qualificação da região.

Dentre os melhoramentos a serem feitos na região, estão: a repressão ao comércio ambulante irregular, a melhoria da iluminação pública e a limpeza dos logradouros públicos. De acordo com o diretor-executivo da Associação Comercial e Empresarial Cidade Nova (ACECN), Marcelo Roberto Ferreira, "Trata-se de um marco para a revitalização da Cidade Nova, área ainda bastante degradada e sem investimento do Poder Público. Em 1808, com a chegada da Família Imperial ao Brasil, a Corte passou a circular na Praça XV e arredores, onde ficavam residências e comércio. Em seguida houve a expansão para São Cristóvão e Cidade Nova (uma área de desterro, onde habitava a parte da sociedade que não deveria ser vista, como prostitutas, malandros, casas de cômodos e bordéis. Com a criação do Teleporto, cerca de 15 anos atrás, havia uma expectativa de desenvolvimento, porém nada que fosse basilar para o progresso, apenas a construção de um edifício inteligente e a demarcação de terrenos para novas construções. Com a chegada do Centro de Convenções Sul América, a sede nacional da Sul América Seguros, Racional Engenharia e as estações do Metrô Rio, iniciou o desenvolvimento esperado, trazendo para a Cidade Nova empresas do porte da Petrobrás, Info Globo, Nova Cedae". O comércio que foi atraído para a região movimenta cerca de 20 mil pessoas por dia, entre residentes, trabalhadores e público flutuante. "Creio que o decreto da criação do Polo Comercial Rio Cidade Nova é um avanço e uma promessa da parceria público privada que resultará em benefícios e desenvolvimento da região", afirma Ferreira.

O Programa Polos do Rio é uma iniciativa da Prefeitura do Rio, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Solidário do Rio (Sedes), em parceria com o Sebrae/RJ, o Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes (SindRio), a ACRJ e a Fecomércio-RJ, que objetiva animar e apoiar o trabalho dos empresários, dando total assistência para os negócios, promovendo o aumento da lucratividade, atratividade e sustentabilidade das empresas.

A gerente da área de Desenvolvimento Comercial do Sebrae/RJ, Mariangela Rosseto, ressalta, "O reconhecimento do Polo Rio Cidade Nova por parte do poder público nos enche de satisfação. Além de evidenciar a importância que a prefeitura dá ao desenvolvimento econômico da região, também é, de certa forma, um exemplo da força do associativismo empresarial, fruto de um trabalho que o Sebrae/RJ vem desenvolvendo há dois anos naquela região. Os empresários, por meio de sua união e de seus pleitos, sensibilizaram a prefeitura para a força econômica e potencial da Cidade Nova e, agora, com o decreto, esta região passa a receber um olhar privilegiado do governo e terá prioridade nas intervenções públicas para melhoria do local. Além disso, o polo tem como base a parceria, importante fator para o sucesso. Os parceiros são responsáveis pela governança do polo e proposição de ações para incremento local. Com tudo isso, a região ganha ainda mais atratividade , passa a reunir mais visitantes e aumenta o potencial de geração de renda e emprego dos estabelecimentos locais."