Integração é apontada como solução para equalizar caos no trânsito

Integrar os sistemas de transporte do Estado do Rio de Janeiro e a ampliação das linhas de transporte de massa. Estas são as medidas mais eficientes para equacionar o caos do trânsito na opinião dos usuários do Querodiscutiromeuestado.rj.gov.br, site do Fórum de Desenvolvimento do Rio, que participaram de enquete sobre o tema.

Integrar os sistemas de transporte do Estado do Rio de Janeiro e a ampliação das linhas de transporte de massa. Estas são as medidas mais eficientes para equacionar o caos do trânsito na opinião dos usuários do site do Fórum de Desenvolvimento do Rio, que participaram de enquete sobre o tema.

Na pesquisa, postada durante o mês de junho, 38% dos participantes apontaram a integração dos sistemas de transporte para uma melhoria no trânsito do Rio de Janeiro. Já 33% dos usuários apontaram como melhor medida a ampliação das linhas de transporte de massa. 10% disseram que o aumento do número de veículos de transporte urbano é uma solução, e 5% apostam na legalização de transportes alternativos. Cerca de 14% disseram que nenhuma dessas medidas seria eficiente.

Segundo o gerente de Novos Investimentos e Infraestrutura da Firjan, Cristiano Prado, a integração dos transportes é importante, mas ela é parte da solução. "Sem a ampliação do transporte de massa, podemos ter uma racionalização, mas não teremos capacidade de transporte. Estudo realizado recentemente pelo Sistema Firjan mostra que o Rio de Janeiro corre o risco de parar caso não consigamos avançar nessa solução nos próximos anos. Esse é o maior desafio do Estado na questão de mobilidade nos próximos anos.", conta Cristiano.

Para Suzy Balloussier, gerente de mídia e relações públicas da Fetranspor-RJ, a integração é uma solução, mas, além de faltarem incentivos, é preciso implementar de uma forma que, para o usuário, a viagem seja transparente e confortável. "A integração dos sistemas de transporte é um consenso no mundo. Aqui no Rio de Janeiro, esbarramos com alguns problemas como falta de políticas públicas e a falta de outros mecanismos de integração como o RioCard. E quando falamos em integração, não é apenas integração modal, mas também investimento no conforto, investimento em serviços sociais, como postos para tirar documento.", diz.

A ampliação das linhas de transporte de massa e o aumento do número de veículos de transporte urbano, citados pelos usuários, também geraram comentários dos especialistas. "Em vez de ampliar as linhas de transporte de massa, deveria existir uma cooperação maior entre as malhas ferroviárias e metroviárias. O aumento do número de transportes urbano não é uma solução, pois isso prejudicaria mais ainda o fluxo. Nesse caso, a solução seriam as BRTs.", explica Suzy.

Sobre a legalização de transportes alternativos, a especialista é categórica. "O Rio de Janeiro está atrasado nesse ponto. Já deveríamos ter avançado na legalização desse tipo de transporte. Com a legalização, buscamos também a segurança de quem depende desse meio, que, mais que alternativo, é complementar. Ele deve ser olhado dessa forma. Não como transporte alternativo, não como algo que vá substituir o ônibus, mas como um transporte complementar, que vai complementar o ônibus, o trêm, o metrô.", finaliza.

RESULTADO DA PESQUISA REALIZADA PELO SITE QUERODISCUTIROMEUESTADO.RJ.GOV.BR

Que medida seria mais eficiente para equacionar o caos do trânsito?

Integração dos sistemas de transporte (38,1%)
Ampliação das linhas de transporte de massa (33,3%)
Aumento do número de veículos de transporte urbano (9,5%)
Legalização de transportes alternativos (4,76%)
Nenhuma delas (14,3%)