Programa debate iniciativas sustentáveis articulando produção e consumo

Estimular a produção e o consumo sustentáveis foi um dos principais caminhos apontados pelo Rio em Foco Especial Consumo Consciente, que vai ao ar nesta segunda-feira (12/07), às 22h, na TV Alerj (canal 12 da NET) e debateu soluções de redução de desperdícios e reutilização consciente para o país e o Estado do Rio. Não perca! Saiba mais.

Estimular a produção e o consumo sustentáveis foi um dos principais caminhos apontados pelo Rio em Foco Especial Consumo Consciente, que vai ao ar nesta segunda-feira (12/07) , às 22h, na TV Alerj (canal 12 da NET) e debateu soluções de redução de desperdícios e reutilização consciente para o país e o Estado do Rio.

O chamado desenvolvimento sustentável passa por uma conscientização das esferas governamentais, corporativas e cidadãs. "O consumo consciente leva em consideração a situação atual do nosso planeta. Daí a importância da reciclagem, já que é uma forma de geração de empregos. Porém, para isso, é necessário desenvolver ações de incentivos fiscais a iniciativas voltadas para o setor", afirma o presidente do Comitê Brasileiro do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Brasil Pnuma), Haroldo Mattos Lemos.

Neste mês, o Ministério do Meio Ambiente está lançando o Plano de Ação para Produção e Consumos Sustentáveis, que abrange cinco pontos: agenda ambiental da administração pública, educação para o consumo sustentável, aumento da reciclagem de resíduos sólidos, compras públicas sustentáveis e promoção de iniciativas de produção sustentável em construção sustentável. "O governo pode colocar a economia a favor do consumo sustentável. Por exemplo, através de uma reforma tributária, tirando os impostos sobre os produtos reciclados", complementa Haroldo.

O papel das grandes corporações também se mostra fundamental. Em 2009, o Guia Exame elegeu a rede de supermercados Wal-Mart Brasil como empresa sustentável do ano. "O varejo possui um grande poder de conscientização. O segredo é o engajamento dos associado. O consumo consciente só acontece quando vendemos a mensagem sustentável. Os clientes estão dispostos a pagar mais em um produto responsável", diz o diretor de relações com o governo da Wal-Mart Brasil, Carlos Ely.

OLALACMSFOTO02OLALACMS "A partir da combinação de informação e sensibilização, chegamos à conscientização", acredita Eduardo Bernhardt, pesquisador ambiental da Ong Eco Marapendi. Segundo ele, o objetivo do terceiro setor é replicar iniciativas sustentáveis e mostrar que reduzir os danos ambientais não é frear a economia, ao contrário do que muitos pensam. "Adotar medidas ambientalmente corretas é fomentar o crescimento econômico", finaliza Eduardo Bernhardt.

Porém, há muito que fazer ainda para que a conscientização chegue. Nos países em desenvolvimento, como o Brasil, é preciso investir em educação e igualdade social. "Em países como o nosso, as pessoas que estão tentando sobreviver ao dia de hoje, não podem ter uma consciência ambiental", ressalta Haroldo Lemos.

SOBRE O RIO EM FOCO

O Rio em  Foco é um programa semanal do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio, com reprises aos sábados, 17h, e domingos, 20h.

Para assistir os programas passados e o atual basta acessar o site oficial do Rio em Foco, em www.rioemfoco.rj.gov.br. O programa é apresentado pela secretária-geral do Fórum, a jornalista Geiza Rocha. Para saber em que canais a TV Alerj pode ser sintonizada no estado do Rio, basta acessar o site www.tvalerj.tv/Sintonia.do.