Especialistas discutem desafios da Mobilidade Urbana no Estado do Rio

Um dos principais problemas da vida urbana é o tempo perdido no trânsito caótico das grandes cidades. O Rio em Foco Especial Mobilidade Urbana e Crescimento Econômico, que vai ao ar nesta segunda-feira (05/07) na TV Alerj (canal 12 da NET), apontará os principais desafios e soluções para o futuro do Estado do Rio. Clique e saiba mais.

Um dos principais problemas da vida urbana é o tempo perdido no trânsito caótico das grandes cidades. O Rio em Foco Especial Mobilidade Urbana e Crescimento Econômico, que vai ao ar nesta segunda-feira (05/07) na TV Alerj (canal 12 da NET), apontará os principais desafios e soluções para o futuro do Estado do Rio.

Tratar os projetos de mobilidade de maneira integrada ao planejamento urbano é uma necessidade iminente, de acordo com a representante da Sinergia Estudos e Projetos, Nara Maia. "A população como um todo está refém do congestionamento nas ruas do Rio. A de baixa renda por questões de custo se transporta através do transporte coletivo, levando horas para chegar ao seu destino, pois a maioria dos meios é rodoviário e não metroviário. A população de alta renda, ao adquirir um veículo próprio, se encontra no mesmo congestionamento, o que tende a piorar, já que as classes C e D estão subindo de nível econômico", ressalta.

Uma recente pesquisa da Firjan aponta um futuro apocalíptico para o trânsito no estado do Rio, a quantidade de carros aumentará e as vias não conseguirão escoá-los. "Há a necessidade de discutirmos uma política urbana para a metrópole. Temos que ampliar o transporte sobre trilhos, desenvolver políticas de habitação e deslocamento para uma cidade em que o crescimento populacional é baixíssimo", afirma Mauro Osório, economista da UFRJ.

O planejamento para a reestruturação do sistema de transportes deve ser minuciosamente pensado. "Todos os meios de transporte têm sua importância e precisamos ter diferentes tipos de propostas para cada espaço. Não podemos deixar de pensar, por exemplo, em conter o crescimento desenfreado de áreas ainda não ocupadas, porque, dependendo da política adotada, pode acabar incentivando uma expansão desenfreada, sem infraestrutura, que pode se reverter em mais quadros de miséria", pontuou o arquiteto Sérgio Magalhães, que preside o IAB-RJ.

Além de influenciar no desenvolvimento econômico, a boa ou a má eficiência dos transportes pode também ter efeito sobre a qualidade de vida da população. "O Estado do Rio de Janeiro deveria ter uma política urbana associada a uma política ambiental e energética", diz Delmo Pinho, subsecretário de Transportes do Rio.

 

O Rio em Foco Especial terá reprises no sábado (10/07), às 17h, e domingo (11/07), às 20h. A partir da próxima terça-feira (06/07) também estará disponível no site www.rioemfoco.rj.gov.br.