Bônus lançados pelo Sebrae-RJ quer estimular design e propriedade intelectual

Viabilizar o acesso a soluções de inovação às micro e pequenas empresas fluminenses, a artesãos devidamente legalizados e a empreendedores individuais, são os objetivos dos dois novos produtos de inovação e tecnologia do Sebrae/RJ: Bônus Design e Bônus Propriedade Intelectual, lançados na tarde da última terça-feira (29/06), no Rio.

Viabilizar o acesso a soluções de inovação às micro e pequenas empresas fluminenses, a artesãos devidamente legalizados e a empreendedores individuais, são os objetivos dos dois novos produtos de inovação e tecnologia do Sebrae/RJ: Bônus Design e Bônus Propriedade Intelectual, que foram lançados na tarde da  última terça-feira (29/06), no Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), no Rio de Janeiro.

Apresentados pelo gerente de Inovação e Acesso à Tecnologia, Ricardo Wargas, os projetos têm como finalidade investir em inovação; conscientizar e capacitar as MPE sobre a importância do design no aumento da competitividade por meio de novas oportunidades nos mercados nacionais e internacionais; prestar serviços de consultoria técnica em design; promover a cultura do design no Estado do Rio de Janeiro; estimular o intercâmbio de conhecimentos e experiências acumuladas, buscando contribuir para a consolidação do estado como polo de referência do design nacional e auxiliar na proteção de produtos e marcas de possíveis reproduções ilegais. “Ao desenvolver esses produtos, pensamos em responder às três perguntas mais frequentes dos empresários: o que eu ganho com isso? Quanto custa? E como faço para acessar? Conseguindo responder a estas questões, estaremos ultrapassando a primeira barreira de convencimento do empresário para as temáticas tecnológicas”, declarou Wargas.

Para os interessados em participar do Bônus Design, o Sebrae/RJ disponibilizará até R$ 5 mil para pagamento de serviços de design, sendo que do valor total dos serviços, 75% do projeto serão pagos pela entidade e 25% pelas próprias empresas atendidas. Já no Bônus Propriedade Intelectual, o subsídio será de 90% para empreendedores individuais ou microempresas e de 80% para pequenas empresas, no valor anual de até R$ 6 mil por empreendimento para os serviços de busca de dados; redação do pedido de depósitos de patentes; redação do pedido de registro de desenho industrial e software; identificação da melhor proteção à propriedade intelectual da empresa, entre outros. Lembrando que esses subsídios não são para pagamentos de taxas que devem ser pagas ao INPI, uma vez que este já dá desconto de 60% para as MPE.

OLALACMSFOTO02OLALACMS “O Rio de Janeiro está numa fase muito positiva, com uma série de eventos futuros e iniciativas com enorme potencial em demandas de design”, afirmou Domingos Naveiro, um dos palestrantes do evento e diretor do Instituto Nacional de Tecnologia (INT). “Inovação é estar distante da concorrência e propriedade intelectual é se preservar das grandes corporações. É fundamental saber a diferença entre essas duas ações”, resumiu Izio Mazur, palestrante e proprietário da empresa SuperDont.

Estiveram presentes ao evento o diretor do Sebrae/RJ, Evandro Peçanha; a coordenadora do Centro de Design Rio, Joana Neves; a gerente de projetos do Centro de Design Rio, Márcia Café; a representante da Firjan, Ana Paula Fonte; e o conselheiro do Sebrae/RJ e diretor executivo da Rede de Tecnologia (Redetec), Armando Clemente.