Saquarema ganha polo de desenvolvimento econômico

Na próxima semana, o município de Saquarema inaugura seu Polo de Desenvolvimento Econômico, com o início das operações da Sales Indústria de Alimentos e da Vitória Perfil, de forros de PVC, duas das 23 indústrias que estão com presença garantida no local. O projeto deve gerar 2.500 empregos diretos e mais 3 mil indiretos. Saiba mais.

Na próxima semana, o município de Saquarema inaugura seu Polo de Desenvolvimento Econômico, com o início das operações da Sales Indústria de Alimentos e da Vitória Perfil, de forros de PVC, duas das 23 indústrias que estão com presença garantida no local. O projeto, antigo, começou a sair do papel depois da inclusão do município, em 2009, na lei estadual 4.533, aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio, que prevê benefícios fiscais para as empresas interessadas em se instalar na cidade. "Um dos pontos para empreender é o benefício fiscal. Nesse cenário, é algo muito vantajoso, pois permite a compra dos insumos sem ter ICMS embutido. Ou seja, o Governo está estimulando também a cadeia de fornecimento", explica Nelson Naibert, da Rosa, Naibert Consultoria, contratada pela prefeitura local para fazer a ponte com o empresariado.

Entre os segmentos presentes no Polo de Saquarema, cuja logística é considerada privilegiada pela proximidade do Porto do Rio, estão cervejaria, indústria de plástico, chapa de papelão, corte a laser de EVA (espuma sintética muito usada para produtos infantis e material escolar), roupas, massas, colchões e até empresas norueguesas que fornecem plataformas para a Petrobras. "Utilizamos o mesmo conceito dos shoppings. O pólo só conseguiu se tornar viável quando fechamos acordo com cinco ou seis indústrias consideradas âncoras", explica Naibert. Segundo a prefeita Franciane Motta, o complexo, que teve investimento de R$ 200 milhões, deve gerar 2.500 empregos diretos e mais 3 mil indiretos.