Programa aborda qualificação e a relação entre universidade e empresas

O resumo do debate realizado pelo Fórum sobre "Inovação como Política de Estado" poderá ser conferido nesta segunda (28/06), às 22h. No programa Rio em Foco Especial, as parcerias entre o Governo estadual e as universidades fluminenses para qualificar a mão-de-obra local estão entre as reivindicações mais comuns entre os participantes e debatedores.

O resumo do debate realizado pelo Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado sobre "Inovação como Política de Estado" poderá ser conferido nesta segunda-feira (28/06), às 22h. No programa Rio em Foco Especial, que vai ao ar na TV Alerj (Canal 12 da NET), é possível observar que a desburocratização da máquina pública e as parcerias entre o Governo estadual e as universidades fluminenses para qualificar a mão-de-obra local estão entre as reivindicações comuns feitas pelos participantes. "O estado precisa se colocar ao lado do empresariado, deixar de ser político e passar a ser mais prático. Desburocratizar, acreditar na ética e apostar no resultado são saídas para o desenvolvimento", afirmou o superintendente da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip), Carlos Camerini.

Um consenso entre os presentes no debate é o de que a qualificação da mão-de-obra é fundamental para definir o futuro econômico do estado. "O grande gargalo brasileiro está na educação de qualidade. É preciso investir nas parcerias entre governos e universidades", defende o diretor de Recursos Humanos da ThyssenKrupp Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA), Valdir Monteiro. "Precisamos investir nas pessoas. Quem está fazendo pesquisa atualmente é o professor. A verba governamental que existe para pesquisa e desenvolvimento em inovação, deveria, nas universidades, gerar institutos de pesquisas compostos por pesquisadores. O instituto iria ao mercado procurar por pesquisadores, ou, dentro da própria universidade, buscar alunos de mestrado ou de doutorado, e os contrataria para serem pesquisadores. Eles vão fazer 80% do tempo deles de pesquisa, e 20% dar aula", afirma Camerini.

Consultor independente da área de Tecnologia da Informação (TI), Ricardo Saur concorda. "Como a educação se insere nessa questão? O Rio de Janeiro tem todas as condições de ser líder em algumas áreas. TI é uma delas. Porém, há vagas não preenchidas em todas as empresas que a gente fala. Se fizer uma enquete e pegar 100 empresas de TI ao acaso no Rio de Janeiro, aposto que 90% delas têm vagas não preenchidas. E tem tanta gente desempregada, tanta gente procurando emprego por quê? Porque não está havendo um casamento entre o que se produz nessa educação. O que se tem que fazer é inovar na educação.", diz.

Sobre o uso de dinheiro do Governo para promover a inovação nas empresas, Camerini explica que "o Governo precisa entender que 80% dos recursos investidos em tecnologia numa empresa não vão dar em nada, mas os outros 20% vão mudar o País."

O Rio em Foco Especial terá reprises no sábado (03/07), às 17h, e domingo (04/07), às 20h. A partir da próxima terça-feira (29/06) também estará disponível no site www.rioemfoco.rj.gov.br.