O executivo e o empreendedor possuem o mesmo desafio, que é identificar pessoas boas e capacitadas. Por isso os dois papéis quase sempre se misturam. Essa é a opinião da diretora de RH da L'oreal Brasil, Cláudia Klein. A executiva salientou a importância da combinação de habilidades específicas em sua palestra "Empreendedor ou gestor de pessoas? Um convite aos dois papéis", ministrada na Firjan na última terça-feira (23/06).
Cerca de 200 participantes, entre consultores de Recursos Humanos, empresários e estudantes, puderam tirar dúvidas de como se tornar um gestor de pessoas e empreendedor. Segundo Klein, "Temos o desafio de atrair, reter e cuidar do profissional. Devemos nos preocupar com a qualidade de gestão, o ambiente, a cultura e os valores das empresas. Numa entrevista poucos são os executivos que perguntam pelos valores das empresas, a maioria está preocupada com salário e benefícios", completou.
A L'Oréal completou 100 anos em 2009, possui 130 unidades e cerca de 64 mil colaboradores no mundo. No Brasil, desde 1939, tem duas fábricas, uma em São Paulo e outra no Rio de Janeiro, onde fica a sede brasileira. A empresa conta também com a Central de Distribuição L’Oréal (CDL), um centro de pesquisa e desenvolvimento, duas academias de profissionalização técnica, que são modernos centros de treinamento para cabeleireiros, além de uma ampla força de vendas, direta e indireta, que cobre todo o País.