A Lei Seca completou dois anos de vigência no Rio de Janeiro. Segundo dados do Ministério da Saúde, as mortes provocadas por acidentes de trânsito caíram 6,3% no período de 12 meses após a vigoração, se comparadas aos 12 meses anteriores à lei. Comemorando a data, a Fetranspor disponibiliza o livro "A Mudança Cultural que Salva Vidas". No último sábado (19/06), a Lei Seca completou dois anos de vigência no Rio de Janeiro. Segundo dados do Ministério da Saúde, as mortes provocadas por acidentes de trânsito caíram 6,3% no período de 12 meses após a vigoração, se comparadas aos 12 meses anteriores à lei. De acordo com ela, os condutores de veículos estão proibidos de consumir qualquer quantidade de bebida alcoólica. Se flagrados excedendo o limite de 0,2 grama de álcool por litro de sangue, os motoristas pagarão multa de 957 reais, perderão a carteira de motorista por um ano e ainda terão o carro apreendido. Quem for pego com mais de 0,6 grama de álcool por litro de sangue (equivalente três latas de cerveja) poderá ser preso.
O objetivo da lei é diminuir os acidentes de trânsito causados por motoristas embriagados. De acordo com estatísticas da Polícia Rodoviária Federal, o consumo de bebidas alcoólicas é uma das principais causas de acidentes automobilísticos no Brasil.
Antes, acreditava-se que havia um "nível seguro" de álcool no organismo – até esse limite, não haveria alterações severas de consciência que impedissem uma pessoa de dirigir. Porém, estudos comprovaram que as pessoas são diferentes entre si e que o tal "nível seguro" não existe em matéria de álcool. "É muito mais seguro seguir a orientação de não ingerir nenhuma substância psicoativa – que muda o comportamento e desempenho do ser humano.", avalia o médico Alberto Sabbag, diretor da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet).
Para comemorar esta data tão significativa, a Fetranspor disponibiliza o livro "A Mudança Cultural que Salva Vidas", de autoria do Dr. Fernando Moreira, médico pesquisador da Fetranspor. A obra explica e debate as regras e determinações da chamada Lei Seca, reunindo artigos de especialistas e depoimentos de vítimas de acidentes de trânsito. Além disso, traz uma compilação de dados e levantamentos feitos durante a Lei Seca, incluindo diversas estatísticas e comparativos com os anos anteriores.
O livro, esgotado nas livrarias, está disponível para download gratuito.