Especialistas debatem a inclusão do empreendedorismo como disciplina

O Rio em Foco Especial dessa semana exibirá os melhores momentos do debate Educação e Empreendedorismo, que compõe o projeto "Cadernos do Fórum". No programa que vai ao ar nesta segunda-feira (21/06), às 22h, na TV Alerj. Tivemos a presença de representantes do Sebrae/RJ, do Senai-RJ e da Redetec. Clique aqui e saiba como assistir ao especial.

O Rio em Foco Especial dessa semana exibirá os melhores momentos do debate Educação e Empreendedorismo, que compõe o projeto "Cadernos do Fórum". No programa que vai ao ar nesta segunda-feira (21/06), às 22h, na TV Alerj (Canal 12 da NET), o presidente da Redetec, Paulo Alcântara Gomes, afirma que para melhor formar e preparar os alunos para o mercado, a Educação brasileira precisa se remodelar. "Temos a oferta de postos de trabalho, mas não temos a mão de obra qualificada. Um dado assustador é que o índice de evasão hoje do Ensino Médio no Rio de Janeiro ultrapassa os 54%. Temos que mudar o ensino médio gerando empregabilidade para os seus egressos".

De acordo com Alcântara, "no nível superior formamos engenheiros sem levar em consideração os avanços da ciência e da técnica, para tecnologias que não sabemos se existirão no futuro". A gerente de Educação do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio de Janeiro (Senac), Wilma Freitas, esta realidade desafia a todos, principalmente os educadores, a mudar a metodologia de ensino. "Muitas pessoas com o ensino médio completo não tem desenvolvida a leitura para interpretar um texto. A metodologia da escola deixa de ser a doação de conteúdo para ser o ensinar a aprender. A estrutura curricular deve dar conta do que o mercado espera, mas também do sucesso profissional’’, afirma.

Para isso, entidades oferecem programas e metodologias para inovar na troca de conhecimento e o que se observa é o crescente interesse dos jovens. Segundo o superintendente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio de Janeiro (Sebrae), Sérgio Malta, o Sebrae possui programas que fomentam o empreendedorismo, para o ensino básico, médio e superior. "Isso é oferecido à rede pública e à particular. Vemos que há grande aceitação, por exemplo, o Desafio Sebrae em sua última edição teve a participação de 400 mil universitários", ressalta.

Malta destacou também, a grande oportunidade que o mercado apresenta, atualmente, para as pessoas que possuem características empreendedoras, e como este investimento pode colaborar com o País. "O Brasil está vivendo uma era de grande prosperidade, onde os empreendedores terão um papel muito importante até mesmo para vencermos a injustiça social. Quanto maior for a participação destes agentes, menor será esta injustiça. As pequenas empresas respondem, em boa parte, pela riqueza nacional e pela distribuição da mesma. A própria Alerj contribui muito para isso, com projetos, leis sancionadas e frentes parlamentares", reconhece.

O Rio em Foco Especial terá reprises no sábado (26/06), às 17h, e domingo (27/06), às 20h. A partir desta terça-feira (22/06) também estará disponível no site www.rioemfoco.rj.gov.br.