Copa do Mundo anima o comércio do Rio de Janeiro

A seleção brasileira fez a sua estreia na Copa do Mundo e por aqui o comércio já comemora as expectativas de maior faturamento devido ao evento mundial. A estimativa é de um volume de vendas 3,9% maior em junho e julho de 2010, em relação ao mesmo período de 2009. Já se sabe que 21,3% dos empresários vão realizar algum tipo de promoção especial nesses dias.

A seleção brasileira fez a sua estreia na Copa do Mundo nesta terça-feira (15/06), mas por aqui o comércio já comemora as expectativas de maior faturamento devido ao evento mundial. A estimativa é de um volume de vendas 3,9% maior em junho e julho de 2010, em relação ao mesmo período de 2009. Já se sabe que 21,3% dos empresários vão realizar algum tipo de promoção especial nesses dias.

O Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (SindRio) prevê um acréscimo de, em média, 20% no faturamento dos bares e restaurantes nos dias de jogos do Brasil. A previsão é que o setor apresente a mesma performance deste último verão, considerado o melhor em muitos anos, com movimento recorde de clientes nos estabelecimentos. Bairros da Zona Sul e o Centro, principalmente, devem ter incremento de mais de 30% na receita, já que são regiões que reúnem grande quantidade de negócios do segmento e, no caso do Centro, de trabalhadores que não terão tempo de se deslocar para casa.

Segundo o presidente do SindRio, Alexandre Sampaio, o fato de as partidas da seleção estarem marcadas para o fim da manhã e tarde vai incentivar o consumo, para além da simples comemoração num happy hour. “Muitas empresas vão flexibilizar seus horários, adotando o meio período de trabalho ou mesmo liberando os funcionários. Consequentemente, a demanda aumentará em todas as áreas da cidade, o dia inteiro. Para conquistar a clientela, os bares e restaurantes investiram alto em telões, cardápio personalizado e outras estratégias para entrar no clima”, analisa Sampaio, otimista também em relação aos dias em que o Brasil não jogará.

Nas ruas já se vê os esforços dos cariocas para deixar a cidade verde e amarela. Uma pesquisa realizada pela Fecomércio-RJ mostra que 19,3% dos cariocas vão enfeitar as ruas ou residências durante a Copa. O morador do Rio de Janeiro vai gastar, em média, R$ 59,22 com decoração de rua ou residência. As bandeiras são a opção preferida, seguida por tintas verde e amarela, fitas decorativas e bolas ou balões. Quanto à compra de televisões, o carioca quando perguntado se pretende comprar ou já comprou a sua para assistir  aos  jogos  da Copa do Mundo, 19,5% dos entrevistados pela entidade responderam sim.