SindRio divulga cursos de capacitação para o setor de turismo

O sucesso do Brasil na Copa está em nossas mãos. Esse é o slogan do Programa Bem Receber Copa 2014, lançado pelo Governo Federal diante da demanda gerada pelos megaeventos. O Fórum entrevistou a coordenadora da Escola Virtual no Rio de Janeiro, Daniela Barreto Castanheiro. Clique aqui e saiba mais.

O sucesso do Brasil na Copa está em nossas mãos. Esse é o slogan do Programa Bem Receber Copa 2014, lançado pelo Governo Federal diante da demanda gerada pelos megaeventos que se aproximam, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. O objetivo é capacitar milhares de pessoas que atuam na indústria hoteleira, deixando este legado pós evento.

O programa possibilitou a criação da Escola Virtual dos Meios de Hospedagem, que busca qualificar o capital humano para atingir padrões internacionais de qualidade nos serviços turísticos. Para conhecer melhor o projeto, o Fórum entrevistou a coordenadora da Escola Virtual no Rio de Janeiro, Daniela Barreto Castanheiro.

1- Segundo o Caderno de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, trabalho realizado pelo Fórum de Desenvolvimento em parceria com a Uerj e a fecomércio-RJ, existe hoje uma deficiência quanto à mão-de-obra qualificada no setor de turismo do nosso estado, o curso veio para preencher essa lacuna? Como vocês encaram o desafio?

Com certeza. O projeto tem como meta capacitar 19 mil profissionais em todo o país até o final de 2012. Para a primeira turma, temos a estimativa de mil a 1,5 mil inscrições só no Rio de Janeiro. Com o apoio do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes (SindRio), chegaremos lá. O curso terá 200 horas, cinco meses de duração e oferecerá certificação por atividades já adquiridas. A estrutura é muito propícia, com monitores acompanhando através de um plantão de dúvidas nas unidades hoteleiras. É uma grande oportunidade, pois os cursos nesta área, geralmente são pagos. Na Escola Virtual o profissional poderá participar de forma gratuita, incrementando o seu currículo sem custo.

2- Como surgiu o projeto da Escola Virtual?

A demanda por mão de obra qualificada foi constatada pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-Nacional) e, diante disso, o Ministério do Turismo entrou no projeto para desenvolver o Programa Bem Receber Copa 2014. Como parte do programa, nasceu a Escola Virtual dos Meios de Hospedagem, que oferecerá gratuitamente cursos de qualificação profissional. Uma ótima oportunidade para quem quer crescer profissionalmente.

3- Além do Governo Federal, quem são os patrocinadores e apoiadores?

O Programa tem parceiros de peso. O Instituto Brasileiro de Hospedagem (IBH), braço operacional da ABIH, foi o órgão que desenvolveu a escola. Além do Ministério do Turismo, contamos com a parceria do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, da Confederação dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (CONTRATUH), da Resorts Brasil, da Associação Brasileira de Campismo (ABRACAMPING), da Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares e da Federação Brasileira de Albergues da Juventude (FBAJ).

4- Quais serão os cursos oferecidos?

Serão cinco cursos direcionados para as posições de contato com o turista. São eles: Mensageiro, Governanta, Capitão-Porteiro, Recepcionista e Gerências. Os cursos serão desenvolvidos por meio da metodologia de educação a distância (EaD), que busca respeitar o ritmo de aprendizagem próprio do aluno, a disponibilidade de tempo do cursista, além da oferta de materiais impressos e digitalizados, tutoria pela Internet, bem como oficinas de trabalho coletivas como mecanismo de avaliação da aprendizagem. O hotel que tiver 80% do seu pessoal participando do projeto receberá o selo Bem Receber Copa 2014.

5- Quais são os pré-requisitos para os alunos entrarem para a Escola Virtual? E como pode ser feita a matrícula?


Os pré-requisitos são estar empregado e na ativa dentro do setor hoteleiro. Veja bem, o projeto é amplo e procurará treinar o maior número possível de profissionais. Entraremos em contato com os Recursos Humanos do maior número de hotéis possíveis. Para isso contamos com a divulgação da ABIH. Mandaremos,ainda, as fichas para a matrícula dos interessados, que deverão nos enviar cópias da Carteira de Identidade e do CPF. Pensamos que a resposta será satisfatória, já que o projeto fará com que as equipes dos hotéis fiquem mais motivadas, oferecendo uma maior qualidade no atendimento, garantindo a fidelização de cliente, além de incrementar a autoestima da equipe, que participará de um momento significativo para os brasileiros, a Copa do Mundo de 2014.

6- O projeto estará presente em outros estados? Quando começarão as aulas?

Sim, o Programa e a Escola estarão presentes em todas as cidades-sede da Copa. Além das capitais, vamos abranger as cidades vizinhas. Como disse, queremos alcançar o maior número possível de pessoas, deixando um legado para as Olimpíadas de 2016. Estamos no início do processo de divulgação, indo aos hotéis e deixando o material impresso. O processo de inscrição vai até o dia 21 de julho, e a primeira turma do Rio deve começar no dia 2 de agosto. Após o preenchimento das 1.000 vagas iniciais, abriremos novas turmas somente no próximo ano.

Assista ao vídeo do Coordenador Nacional da Escola Virtual, Silvone Alves Assis.