Rio sai na frente em exportações de vestuário

As exportações fluminenses de vestuário chegaram a US$ 9,26 milhões no primeiro quadrimestre deste ano. Elas cresceram 23% em relação ao mesmo período do ano passado. Nos últimos dez anos, o Rio de Janeiro aumentou a sua participação nas exportações do setor no país, de 3,71% para 15,57%. Saiba mais sobre os números do setor.

As exportações fluminenses de vestuário chegaram a US$ 9,26 milhões no primeiro quadrimestre deste ano. Elas cresceram 23% em relação ao mesmo período do ano passado. Nos últimos dez anos, o Rio aumentou a sua participação nas exportações do setor no país, de 3,71% para 15,57%.Os dados estão na pesquisa do Centro Internacional de Negócios da Firjan.

Segundo o documento, a alta, oposta à retração nacional de 35%, pode ser explicada pela oferta de produtos de maior valor. A ascensão reflete o profundo processo de reestruturação da indústria da moda fluminense, que teve seu início em 2001, com a criação do Fórum Empresarial da Moda do Sistema FIRJAN.

Outro aspecto relevante é a mudança no perfil dos mercados-alvo do setor de vestuário fluminense. No 1º quadrimestre de 2001, os principais destinos da moda do Rio de Janeiro foram EUA, Argentina, Chile, Itália, Portugal, Uruguai e Paraguai, que juntos representaram 84,06% das exportações de vestuário do RJ no período. Além destes, a moda fluminense foi exportada para outros 25 países, totalizando 32 diferentes destinos no período.‘’É clara a mudança do perfil dos mercados compradores. Hoje são países de maior poder de consumo, como EUA, França e Japão’’, afirma João Paulo Alcântara da Firjan.