Fórum nas Universidades vai às faculdades Facha e CCAA

Na última terça e quarta-feira (25/05 e 26/05), a secretária-geral do Fórum de Desenvolvimento do Rio, Geiza Rocha, esteve nas Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha) e na Faculdade CCAA para falar aos alunos de Comunicação Social. O objetivo foi mostrar como o Fórum faz o uso das redes sociais para dialogar com a sociedade fluminense. Clique aqui e saiba mais.

Na última terça e quarta-feira (25/05 e 26/05), a secretária-geral do  Fórum de Desenvolvimento do Rio, Geiza Rocha, esteve nas Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha)  e na Faculdade CCAA para falar aos alunos de Comunicação Social. O objetivo foi mostrar como o Fórum faz o uso das redes sociais.

Em sua conversa com os alunos, Geiza Rocha ressaltou que o Fórum procura levar às redes sociais o cotidiano das reuniões de Câmara Setorial e o que é debatido nos eventos institucionais. Através desse trabalho, segundo ela, a integração entre universidades, poder público e sociedade civil organizada se intensifica. “A Alerj é uma Casa aberta ao diálogo. O objetivo do Fórum é trazer para o Parlamento as tendências do mercado e as pesquisas das universidades”.

A fim de criar um histórico de ações, o Fórum fundou um blog em 2008, o “Rio Desenvolvimento Estratégico” além de um perfil no Orkut e no Youtube. Em 2009, aperfeiçoando o projeto, nasce o site atual do Fórum (www.querodiscutiromeuestado.rj.gov.br). Para manter os membros do Fórum informados sobre o que está ocorrendo, ao final dos eventos a equipe envia uma newsletter com um resumo do que foi tratado e as notas taquigráficas.

Contudo, os desafios impostos pela cultura digital são enormes e enfrentam resistência. ''As entidades e universidades que compõem o Fórum, 28 atualmente, possuem ainda barreiras internas em relação ao uso das redes sociais. Cerca de 15% bloqueiam o acesso a elas'', afirma a secretária-geral, ressaltando que é importante conhecer cada uma das mídias e a forma de se comunicar em cada uma delas. “As linguagens e a forma de interação difere de rede para rede. É preciso conhecer as nuances e a que se destina cada uma sob a pena de não conseguimos atingir o nível de interação que estas ferramentas permitem”.

Hoje o Fórum possui perfis no Facebook, Twitter, Scribd, Videolog e Formspring. “Aproximadamente 40% dos acessos ao nosso site são feitos através do Twitter'', afirma a secretária-geral. Ainda no final de 2009 o Fórum estreou o programa Rio em Foco, exibido todas as segundas-feiras, às 22h na TV Alerj e reprisado aos sábados, às 17h, e aos domingos, às 20h.E com ele foi criado um site para postar os programas (www.rioemfoco.rj.gov.br). No programa de TV são debatidos temas relevantes para a economia do Estado do Rio, com a presença de especialistas da área. “Investimos, ainda, na publicação de estudos, como o Caderno de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, lançado em maio, que mapeia a infraestrutura do Turismo nos 92 municípios do Rio; e do balanço de atividades de 2009, que resume as ações empreendidas”, ressalta.