Debate defende planejamento integrado do transporte

Modificar a forma de pensar o transporte público e tratar os projetos de mobilidade de maneira integrada ao planejamento urbano foram considerados essenciais para uma estruturação funcional do sistema de transportes pelos participantes do 4º dia do Cadernos do Fórum. Nesta quinta (20/5) o tema foi "Mobilidade e Desenvolvimento Econômico".

Modificar a forma de pensar o transporte público e tratar os projetos de mobilidade de maneira integrada ao planejamento urbano foram considerados essenciais para uma estruturação funcional do sistema de transportes pelos participantes do quarto dia do ciclo de debates Cadernos do Fórum 2010. Nesta quinta-feira (20/5) o tema foi "Mobilidade e Desenvolvimento Econômico".

Nara Maia, representante da Sinergia Estudos e Projetos, destacou que a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 podem deixar como maior legado a mudança cultural "no trato com o transporte". "Temos que aproveitar esta oportunidade, mas, mesmo que ela não existisse, teríamos a obrigação de encontrar uma solução. Precisamos de uma mudança e de um choque de investimentos", frisou.

Presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Sérgio Magalhães disse que melhorar a mobilidade do transporte é muito importante, mas que o planejamento para esta reestruturação deve ser minuciosamente pensado. "Todos os meios de transporte têm sua importância e precisamos ter diferentes tipos de propostas para cada espaço. Precisamos pensar a metrópole e não deixar de pensar, por exemplo, em conter o crescimento desenfreado de áreas ainda não ocupadas, porque, dependendo da política adotada, pode acabar incentivando uma expansão desenfreada, sem infraestrutura, que pode se reverter em mais quadros de miséria", pontuou. Magalhães destacou ainda que o transporte precisa ser pensando sem que a plena acessibilidade e o respeito aos usuários seja esquecido.

Além de influenciar no desenvolvimento econômico, a boa ou a má eficiência dos transportes pode também ter efeito sobre a qualidade de vida da população. "O transporte urbano pode causar problemas na saúde, devido ao esgotamento físico e à poluição, por exemplo", completou.

O Bilhete Único foi destacado como um avanço no sistema de transportes pelo economista da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Mauro Osório. Ele avaliou também o que ainda é necessário ser feito para melhorar a mobilidade da população. "Temos que discutir de forma integrada a política da metrópole, avançar mais no transporte sobre trilhos e projetar políticas que priorizem a habitação mais próxima ao trabalho, assim como desenvolver ainda mais o Bilhete Único", sugeriu o economista. "É importante fazer investimentos no transporte de maneira firme e associados a investimentos ambientais e energéticos", acrescentou Osório, durante o penúltimo dia de discussão do "Cadernos do Fórum". Nesta sexta-feira (21/05), às 9h, o tema do debate será "Consumo Consciente", com a participação da superintendente comercial da Haztec, Eduardo Bernhardt, biólogo e pesquisador na área de educação ambiental; e Carlos Ely, e do presidente do Brasil-Pnuma, Haroldo Mattos Lemos. O Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (Crab) fica na Praça Tiradentes, 71, centro do Rio.

Leia a transcrição completa do evento
Acompanhe a repercussão do evento na imprensa