Eventos de moda esquentam os negócios no Rio de Janeiro

Um dos maiores eventos de moda do Rio de Janeiro, o Fashion Rio, teve início nesta quinta-feira (27/05) sob a direção do empresário Paulo Borges. O evento chega a sua terceira edição com o tema "360º Cidade em Movimento", apresentando as principais tendências para o Verão 2011. Clique aqui e fique por dentro.

Um dos maiores eventos de moda do Rio de Janeiro, o Fashion Rio, teve início nesta quinta-feira (27/05) sob a direção do empresário Paulo Borges. O evento chega a sua terceira edição com o tema "360º Cidade em Movimento", apresentando as principais tendências para o Verão 2011.

Com investimento de mais de R$ 13 milhões, o evento contará com 34 desfiles até a próxima terça (1/06). Com cenografia de Mari Stockler, a semana mais quente de moda da cidade terá duas exposições, uma com fotos do acerco do Instituto Moreira Salles, sobre os cem anos de construção do cais do Porto, outra, também de fotos, de Bruno Veiga, e duas feiras, uma de joias (Joia Brasil) e outra de negócios de moda, a Rio-à-Porter.

O secretário de turismo Antônio Pedro Figueira de Mello defendeu a importância do evento para o desenvolvimento do potencial econômico da cidade. "Além de trazer um imenso retorno de investimentos, renda e empregos, o Fashion Rio também incrementa o turismo na região. No momento, estamos com 78% dos hotéis ocupados, o que é um número impressionante para essa época do ano. O Rio de Janeiro está bombando".

Com entusiasmo, o coordenador Borges fez uma declaração otimista durante entrevista coletiva na quarta-feira (26/05). "Acho essa edição a mais bacana e harmoniosa dos últimos anos. A escalação das grifes está bastante sólida e coesa. Também aprimoramos nossa técnica de trabalho no Píer, que por ser um lugar histórico, demanda certos cuidados. Nessa edição, conseguimos um melhor aproveitamento do espaço, com conceitos lindos e simples que não interferem na harmonia do local, ao mesmo tempo em que mantêm a atmosfera intimista do evento".


FASHION BUSINESS DECLARA BONS NÚMEROS

Outro grande encontro de moda, a 16ª edição do Senac Rio Fashion Business, que chegou ao fim na última sexta (21/05), registrou volume de vendas 40% maior do que o registrado na última edição, em janeiro. Cerca de 50 mil pessoas circularam pela Marina da Glória nos quatro dias de evento, entre eles 20 mil lojistas de vestuários e 800 compradores VIPs, movimentando R$ 770 milhões em negócios. Já as exportações chegaram a US$ 30 milhões. Com investimento de R$ 11,5 milhões, o Senac Rio Fashion Business contou com 280 expositores – 230 no salão principal e 50 no salão Tech – e gerou 4.500 empregos diretos e indiretos.

Fruto de uma parceria entre o Sistema Fecomércio-RJ, a Dupla Assessoria e a Escala Eventos, a 16ª edição do Senac Rio Fashion Business teve como tema Energia e Renovação. Assinado pela Tátil Design, o projeto cenográfico fez uso de bambus, cipós, madeira certificada e tinta mineral, além de optar por uma iluminação natural e à base de painéis de LED. Já a programação do Fórum de Lojistas contou com a participação de convidados como o rabino Nilton Bonder, que falou sobre o poder do intuitivo na tomada de decisões.

De acordo com Orlando Diniz, presidente do Sistema Fecomércio-RJ, os resultados acima das expectativas reforçam o posicionamento do evento como a principal bolsa de negócios e moda do país. "Nesta edição reunimos todos os elementos necessários para criar um ambiente propício para a realização de bons negócios e entretenimento. Esse sucesso pode ser comprovado pelo número expressivo de pessoas circulando no evento e, principalmente, pelas vendas. Por isso, temos motivos de sobra para comemorar", declara Diniz durante a coletiva de imprensa.

Para Eloysa Simão, da Dupla Assessoria, a aposta na antecipação da data do evento, para que as grifes pudessem adequar suas entregas de coleção em ano de Copa do Mundo e eleições presidenciais, mostrou-se mais do que acertada. "Além de contarmos com mais 80 grifes participantes, elas também mostraram uma melhor capacidade de distribuição no atacado, fator determinante para o sucesso dessa edição”, completa Eloysa. Entre as campeãs de venda estão Botswana, Afghan, Maria Filó, Shop 126 e M. Officer.

O Fashion Business tem como principal patrocinador o Senac Rio. O patrocínio é do Sebrae, Sesc Rio, Correios e Governo do Estado do Rio de Janeiro, com apoio institucional do Sistema Fecomércio-RJ, RioSolidário e Prefeitura do Rio de Janeiro e apoio do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais, Sistema Ajorio e Rio Marina da Gloria.