Balanço das atividades do Fórum em 2009 é registrado em publicação

O Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado lançou na última semana o Caderno de Atividades 2009, que traz um histórico das ações realizadas pelo órgão em 2009. O material, com 50 páginas, destaca ainda a atuação do Fórum em redes sociais como Orkut e Twitter, canais utilizados para manter um diálogo com a população fluminense.

O Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado lançou na última semana o Caderno de Atividades 2009, que traz um histórico das ações realizadas pelo órgão em 2009. "Rever um ano de atividades é um exercício muito interessante. Até porque a riqueza das contribuições dadas ao Parlamento pelas universidades e entidades que participam do Fórum transforma este registro em material de consulta permanente. Sem documentos como este, correríamos o risco de perder algumas informações preciosas que nos serviram como base para pensar o futuro e planejar", afirma o presidente da Alerj e do Fórum, deputado Jorge Picciani, no texto de apresentação do trabalho.

O material, com 50 páginas, foi lançado durante o evento "Cadernos do Fórum", ciclo de debates em forma de talk show interativo que reuniu, de 17 a 21 de maio, no Centro de Referência do Artenasato Brasileiro (Crab), do Sebrae/RJ, especialistas para debater questões consideradas estratégicas para o desenvolvimento do Estado.

TECNOLOGIA E MÍDIAS SOCIAIS

Disponível na íntegra na Internet para acesso e download, a publicação mostra os veículos de informação utilizados pelo Fórum para se comunicar com a sociedade, como a newsletter, enviada periodicamente por email para os usuários do site www.querodiscutiromeuestado.rj.gov.br, e o Rio em Foco, programa exibido semanalmente na TV Alerj (canal 12 da Net).

O caderno destaca, ainda, a atuação do Fórum nas redes sociais, como Orkut, Facebook e Twitter. Cada um desses serviços vem sendo utilizado de maneira particular, mas sempre com o objetivo de manter um diálogo constante e informar a sociedade sobre os próximos eventos e ações do grupo.

SOBRE O FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO DO RIO

Criado em 2003 pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), o Fórum de Desenvolvimento do Rio é formado por 28 entidades e universidades, além da própria Alerj. Desde que foi criado, o Fórum tem debatido temas considerados estratégicos para o estado do Rio. Energia, logística, desenvolvimento agrário e industrial, sustentabilidade são alguns dos assuntos que mobilizam o grupo calcado no tripé Parlamento / Sociedade Civil / Universidade.

Os seminários e audiências públicas realizadas no plenário da Alerj se consolidaram como importantes espaços de discussão e articulação em prol do desenvolvimento econômico e a geração de empregos e renda. Além dos debates promovidos no Plenário da Alerj, que colocaram na pauta das políticas públicas do Estado a importância das parcerias público-privadas; do desenvolvimento do setor de petróleo e gás; do fomento à inovação tecnológica; da proteção do meio ambiente; da infraestrutura aeroportuária e da pesca, dentre outras atividades, representantes das entidades e universidades.