Impacto da moda na economia fluminense é retratado no Rio em Foco

No mês em que ocorrem no Rio de Janeiro as edições dos maiores eventos da moda, a TV Alerj reprisa, nesta segunda-feira (24/5), o Rio em Foco, programa do Fórum de Desenvolvimento do Rio exibido semanalmente no canal 12 da Net, que debateu o potencial do setor para o desenvolvimento do estado. Também haverá reprises sábado e domingo.

No mês em que ocorrem no Rio de Janeiro as edições dos maiores eventos da moda, o Fashion Business, o Fashion Rio, o Rio Summer e o Rio à Porter, a TV Alerj reprisa, nesta segunda-feira (24/5), o Rio em Foco, programa do Fórum de Desenvolvimento do Rio exibido semanalmente no canal 12 da Net, que debateu o potencial do setor para o desenvolvimento do estado. O programa terá reprises ainda no sábado, às 17h, e domingo, às 20h.

Segundo a gerente do Senai Moda e Design, Cristiane Alves, "no Rio de Janeiro a moda é o terceiro empregador na indústria da transformação e gera mais de 51 mil empregos diretos nas fábricas, sem contar toda a cadeia produtiva que envolve as lojas de varejo, o que faz com que chegue a 90 mil o número de postos de trabalho. No Rio ela tem uma característica muito importante que é a pulverização, é um segmento que emprega em todas as regiões”, ressalta.

Outro tema abordado foi a importância dos Arranjos Produtivos Locais (APLs). "Os pólos de moda são fortes porque a maior parte é de micro e pequenas empresas, com pouca capacidade de investimento. Por isso, elas precisam atuar em conjunto, se organizar e se unir para terem mais força", afirma o coordenador de projetos de moda do Sebrae-RJ, Beto Bruno. Dentre as iniciativas de sucesso, fruto desta parceria, está o  APL de Joias. “Através de parceria com o Sebrae-RJ, o polo conseguiu reunir as instituições de formação acadêmica e técnica e profissionalizar o processo de gestão do setor produtivo e a mão de obra envolvida. O setor de joalheria era muito empírico, passado de pai para filho. Depois da formação da APL, foi possível construir grandes parcerias com universidades", relata a presidente da Associação de Joalheiros do Rio de Janeiro (Ajorio), Carla Pinheiro.

SOBRE O RIO EM FOCO

O Rio em  Foco é um programa semanal do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio, com reprises aos sábados, 17h, e domingos, 20h.

Para assistir os programas passados e o atual basta acessar o site oficial do Rio  em Foco, em www.rioemfoco.rj.gov.br. O programa é apresentado pela secretária-geral do Fórum, a jornalista Geiza Rocha. Para saber em que canais a TV Alerj pode ser sintonizada no estado do Rio, basta acessar o site www.tvalerj.tv/Sintonia.do.