8ª Semana Nacional de Museus mobiliza instituições do Rio

Com o tema Museus para a Harmonia Social, a 8ª Semana Nacional de Museus busca levar o grande público a ver os museus como instituições interativas e modernas. O projeto contará com cerca de 1.700 eventos espalhados por 588 instituições no país. No Rio, dentre centros culturais e museus municipais e estaduais, estão 54 instituições.

Com o tema Museus para a Harmonia Social, a 8ª Semana Nacional de Museus busca levar o grande público a ver os museus como instituições interativas e modernas. Do dia 17 a 21 de maio, o projeto contará com cerca de 1.700 eventos espalhados por 588 instituições no país. No Rio, dentre centros culturais e museus municipais e estaduais, estão 54 instituições, em sua maioria desconhecidos pelos moradores do estado.

O presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), José do Nascimento Júnior, órgão vinculado ao Ministério da Cultura e responsável pela coordenação nacional do evento, o número de visitantes no país todo tem crescido exponencialmente. Ano passado foram 29 milhões de visitantes. ‘’Vamos ver se incutimos no público uma visão diferente dos museus. Queremos que as pessoas os vejam não como algo parado no tempo, mas como uma instituição dinâmica, com papel importante de coesão social’’, diz Nascimento Júnior.

No Museu da Favela, no projeto formado a partir da integração de moradores das comunidades do Cantagalo, Pavão e Pavãozinho, e do Museu da Maré, haverá uma grande feira cultural organizada nas lajes das casas, onde o público poderá ter contato com diversas manifestações culturais, como exposições e apresentações musicais e capoeira.

Segundo a superintendente de Museus do Estado do Rio de Janeiro, Márcia Bibiani, ‘’Em todos os museus rodeados por áreas carentes nós procuramos a integração com as comunidades, como acontece, por exemplo, em Niterói com os museus Casa de Oliveira Vianna, Antonio Parreiras e do Ingá, onde haverá atividades voltadas para deficientes visuais e auditivos’’.

Algumas das instituições participantes do projeto no estado do Rio, são: Ecomuseu Ilha Grande, Museu Arqueológico de Araruama, Museu Oceanográfico da Marinha, Museu Casa de Casimiro de Abreu, Museu de Arquiologia de Itaipu, Museu Imperial, entre outros.

Acesse o site oficial da 8ª Semana Nacional de Museus e saiba mais sobre a programação.