Turismo analisa novo recorde de gastos de estrangeiros no Brasil

Os gastos de estrangeiros no país atingiram a marca de US$ 578 milhões de acordo com os dados divulgados em abril pelo Banco Central (BC). O resultado é 17% superior ao do mesmo mês do ano passado e o melhor já registrado em março em toda a série histórica do BC. O primeiro trimestre do ano já acumula US$ 1,655 bilhão em receitas. Saiba mais.

Os gastos de estrangeiros no país atingiram a marca de US$ 578 milhões de acordo com os dados divulgados em abril pelo Banco Central (BC). O resultado é 17% superior ao do mesmo mês do ano passado e o melhor já registrado em março em toda a série histórica do BC. O primeiro trimestre do ano – também o melhor da série histórica – já acumula US$ 1,655 bilhão em receitas, superando em 16,4% o mesmo período de 2009."Estamos otimistas quanto ao desempenho do turismo não só em 2010 mas também nos próximos anos. O Brasil vive um momento ímpar, fortalecendo sua imagem de país democrático, cada vez mais respeitado e destacado na América Latina. Estamos nos preparando para sediar grandes eventos esportivos internacionais. É a nossa vez de firmarmos o Rio de Janeiro e o Brasil no circuito turístico do primeiro mundo", ressalta o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro (ABIH/RJ), Alfredo Lopes.

Para a presidente da Embratur, Jeanine Pires, o resultado é excepcional para o mês de março. "A entrada de divisas é o principal indicador que levamos em conta para avaliar o desempenho do turismo internacional no Brasil, pois impacta diretamente a economia do país e fortalece o papel do turismo como gerador de receita, empregos e renda para os brasileiros", explica.

O presidente do SindRio, Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes do Rio, Alexandre Sampaio, atribui o recorde na arrecadação à boa imagem que o país vem divulgando no exterior, incrementada pelo anúncio da escolha do Rio como sede dos Jogos Olímpicos de 2016. "O desempenho do presidente  também ajuda, bem como a percepção do Brasil como economia emergente, séria e sólida. Todos estes aspectos completam o processo de visibilidade do país lá fora. O produto turístico brasileiro vem se consolidando nos últimos anos e isto, claro, tem impacto no desejo dos turistas internacionais, mesmo com a crise mundial e, mais recentemente, com a crise européia, de conhecer o País", explica.