Fórum sugere ações para desenvolvimento do turismo

Elaborado a partir dos debates realizados mensalmente pela Câmara Setorial de Cultura, Turismo e Esporte do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado, o Caderno de Turismo do Rio de Janeiro, já disponível na Internet, foi coordenada pela Alerj, Fecomércio-RJ e Uerj, e agrega dados e quantifica o impacto da atividade turística na economia do estado. Saiba mais.

Aliar informação com metas claras para o setor. É este o objetivo principal do Caderno de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, lançado nesta quarta-feira (28/04) no Plenário da Alerj. Elaborado a partir dos debates realizados mensalmente pela Câmara Setorial de Cultura, Turismo e Esporte do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro, a publicação coordenada pela Alerj, Fecomércio-RJ e Uerj agrega dados e quantifica o impacto da atividade turística na economia do estado. O presidente da Comissão de Turismo da Alerj, deputado João Pedro (DEM) parabenizou o Fórum, presidido pelo deputado Jorge Picciani (PMDB), por ter produzido a publicação e pontuou que 54 atividades econômicas que hoje são desenvolvidas no estado têm relação direta com o setor turístico. "O Caderno quer mostrar como o turismo é importante na economia de um estado como o Rio, cujo potencial nessa área é evidente, mas que ainda precisa de políticas públicas concretas para expandir as ações do segmento para todo o território fluminense", observou o democrata. O reitor da Uerj, Ricardo Vieiralves, alertou sobre a centralização do turismo na capital, que detém 68% do PIB do Rio. Para ele, é necessário que haja uma maior divulgação das qualidades dos municípios interioranos, de modo que o turista passe mais dias em cada um deles. "As estatísticas do Caderno de Turismo deixam clara a força da Região Metropolitana e, em seguida, das regiões Serrana e dos Lagos. Um serviço de folhetagem, como um guia dos municípios do interior, ajudaria nessa descentralização", sugeriu.

O diretor-secretário da Fecomércio-RJ, Natan Schiper, fez coro com a posição de Vieiralves. "Não é necessário um vultoso investimento financeiro em maquinário, por exemplo, mas basicamente na capacitação de mão-de-obra e no desenvolvimento de aspectos culturais e educacionais. O retorno é muito bom e, hoje, o turismo é importantíssimo para o desenvolvimento sustentável", completou. Com a proximidade de eventos de grande porte, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, as deficiências de estradas e da rede hoteleira vieram à tona no lançamento da publicação. O diretor da Associação Brasileira de Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro (Abih-RJ), Gerard Bourgeaiseau, acredita que é necessário mais investimento na construção de rodovias e um cuidado maior com a implantação de hotéis. "A rede hoteleira está preparada para a Copa, mas ainda precisará de ajustes para as Olimpíadas. Temos de tomar cuidado para que não haja uma inflação de hotéis, que, depois dos eventos, ficarão vazios", avaliou.

"É preciso investir em estradas, porque muita gente desiste de ir para outras cidades por causa das constantes obras e da falta de asfalto em algumas rodovias. Os turistas estão cada vez mais exigentes", assegurou Bourgeaiseau. Além dos pontos abordados, nas últimas duas páginas são apontadas ações para os próximos anos no que tange à adoção de políticas públicas para o setor. Dentre elas estão a garantia do cumprimento do orçamento mínimo destinado ao turismo, a organização de um calendário de eventos do estado, o estímulo ao turismo rodoviário, o fomento ao desenvolvimento do turismo náutico (dos 92 municípios do estado, 25 estão na costa); o estímulo à formalização, a partir de uma campanha educativa direcionada aos donos de hotéis e pousadas e a adoção do turismo como tema transversal nas escolas técnicas, estaduais e municipais.

A partir de hoje, a publicação estará disponível no site do Fórum de Desenvolvimento do Rio, no site da Alerj, além dos sites das entidades que compõem a Câmara Setorial de Cultura Turismo e Esportes .e nas páginas das entidades que compõem a Câmara Setorial de Cultura, Esporte e Turismo. Participam da Câmara a Abav, Abeoc-Regional RJ, ABIH-RJ, Alerj, Amcham-RJ, Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), Clube de Engenharia, Fecomercio-RJ, Firjan, Rio Convention & Visitors Bureau, Sebrae-RJ, SindRio, Uenf, Uerj, UFF e a UFRJ.

• DSC_7149
  • DSC_7154
  • DSC_7188
  • DSC_7191