Em comemoração aos 50 anos da fundação de Brasília, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou o livro "Veredas de Brasília: as expedições geográficas em busca de um sonho'', no qual recupera sua participação na construção da capital do Brasil. O Instituto atuou nas expedições geográficas realizadas para determinar o local onde a cidade seria erguida, nos primeiros levantamentos estatísticos conduzidos na região e na elaboração do primeiro mapa oficial de Brasília.
O livro, organizado pelo professor Nelson Senra é dividido em duas partes e revela a história destas expedições e sua relevância no estabelecimento da localização a nova capital do Brasil. Outras ações do IBGE também são mostradas como a elaboração do mapa oficial da região, em 1958, e no ano seguinte, o censo da população e habitação, hoje documentos históricos valiosos.
No texto de abertura, a professora Nísia Trindade Lima revela as origens do desejo de transferência e apresenta as principais conclusões das sucessivas comissões incumbidas da localização da capital. Na segunda parte do livro, duas ações do IBGE são realçadas. Luiz Antônio Pinto de Oliveira apresenta as estatísticas da população e da habitação ao término da construção. O texto revela um retrato da população trabalhadora que construía a capital e procura mostrar os efeitos de Brasília na dinâmica regional de Goiás.