"Na Osklen o DNA da marca é muito evidente, tudo o que é produzido remete a um conceito, com uma autenticidade própria", afirma o CEO da marca, Luís Justo. Para ele, o sucesso de uma marca se baseia no tripé conceito (estilo e autenticidade), design (estética e qualidade) e valores (sustentabilidade).
E deve ser verdade, pois atualmente, a marca exporta seus produtos para o Japão, Chile e Oriente Médio, e tem 62 lojas espalhadas pelo Brasil e por cidades como Milão, Nova Iorque, Miami, Tóquio e Roma, além de showrooms em Nova Iorque, Los Angeles, Atenas e Milão.
De acordo com Justo, desde a peça, até a ambientação da loja, os vídeos exibidos e as músicas tocadas buscam levar o cliente à experiência que originou o processo de criação daquela coleção. Nessa linha, é fundamental que as pessoas em contato direto com o cliente sejam treinadas para informar qual a origem daquele material e como a peça foi desenvolvida. ‘’Trabalhamos com o ícone visual de reconhecimento do padrão de qualidade Osklen, A experiência com a marca deve extrapolar o espaço da loja’’, dá a receita.
Sobre o design, o diretor ressalta que o cliente é um multiplicador do conceito embutido na peça, “o seu produto tem que ter uma história para contar”, aconselha. Neste sentido, a Osklen trabalha com a causa ambiental, por exemplo, grande parte das matérias-prima têm origem sócio-ambiental correta.
Nesta entrevista, o diretor Luís Justo fala sobre que outros atributos deve ter uma marca para se estabelecer no mercado global:
Baseando-se nos seus 10 anos de experiência com a Osklen, que conselhos você daria para que pequenos e micro empreendedores possam construir do zero, sem recursos, sua identidade?
Não há uma receita de bolo, mas se você pensar em uma boa história para contar para o seu cliente, criar um DNA, uma identidade real, não tenho dúvida de que se for consistente, o sucesso virá. Hoje temos ferramentas que estão ao alcance de qualquer um, por exemplo as ferramentas online, com baixíssimo custo, você pode começar um buzz (marketing) de uma história e isso se propagar. Com uma equipe criativa e essas ferramentas você pode começar uma história de sucesso. O gestor deve entender o comportamento do seu público, além de montar uma equipe multidisciplinar, com pessoas que se complementem e se desafiem. Acrescente-se a isso a necessidade de superação e avaliação constante do negócio em questão.
A empresa deve apontar para o desafio ecológico para ser bem-sucedida no mercado?
A fase na qual a sustentabilidade era só marketing passou. Os consumidores buscam saber se a história é para valer. A sustentabilidade está ligada à perpetuidade do negócio. As práticas sustentáveis se tornaram agenda e não podem ser vistas hoje como meros instrumentos de comunicação. No caso da Osklen, temos como uma das causas a esponsabilidade sócioambiental. Esse é o ponto forte, que traz consistência para a nossa marca. Os materiais usados são mapeados e desenvolvidos em comunidades de baixa renda, com um processo industrial limpo. A empresa foi a primeira rede de varejo de moda do mundo a neutralizar suas operações de compensação de créditos de carbono.
Sobre a rivalidade RJ-SP, quais as principais diferenças no mercado da moda nesse eixo para o desenvolvimento de um estilo?
A rivalidade RJ-SP hoje é algo mítico. O mercado de São Paulo, por exemplo, aceita muito bem o conceito da nossa marca, que remete à Ipanema, pois isso é encarado como um estilo de vida do brasileiro, muito mais do que do carioca. Mais do que uma questão regional da empresa, a marca são vistas pela consistência do trabalho. Hoje a ponte aérea RJ-SP é o que tem de melhor do Brasil para nos representar lá fora.
Que outros conceitos o senhor identifica como interessantes para uma marca?
O conceito se define para a marca como lifestyle, e por meio dele se identificam nichos de clientes. Mas o que deve englobar esses nichos é o estilo específico da marca. No caso da Osklen, a vida real é o principal objeto de inspiração, o homem/mulher contemporâneo, com a sua vida preenchida por informações constantes, internet, busca de bem-estar, prática de esportes e espiritualidade, resultam no design da marca.
Qual o valor da franquia para a expansão do negócio?
Qualquer negócio tem seus riscos e suas oportunidades. Dentro da Osklen, temos franqueados tanto no Brasil, como internacionalmente. A chave para bons resultados é um recrutamento ideal de sócios, de parceiros franqueados. É necessário que estes tenham a mesma percepção de como trabalhar a marca. Não se trata apenas de expandir o mercado, e sim de obter uma contribuição do mercado local.
Como você avalia os cursos de moda existentes hoje no Brasil?
O meio acadêmico de moda é recente no Brasil, porém tem evoluído bastante, principalmente na área criativa. Há 10 anos, o mercado de moda era pouco profissionalizado, baseado somente nos nomes das empresas. Hoje isso tem mudado. A formação específica em moda vem ajudando na montagem de times de criação mais competentes.
CEO dá chaves para o sucesso da marca Osklen
