ACRJ discute retomada do desenvolvimento após catástrofes naturais

Considerada a maior atividade econômica do planeta, o turismo é de grande importância para a economia e o desenvolvimento do estado do Rio de Janeiro. Para estimular esta atividade, o Conselho Empresarial de Turismo Pró-Rio da ACRJ se reuniu para discutir ações que contribuam para a recuperação da atividade após as fortes chuvas do começo do mês.

Considerada a maior atividade econômica do planeta, o turismo é de grande importância para a economia e o desenvolvimento do estado do Rio de Janeiro. Para estimular esta atividade, na última sexta-feira (16/04), o Conselho Empresarial de Turismo Pró-Rio da ACRJ se reuniu para discutir ações que contribuam para a recuperação da atividade após as fortes chuvas do começo do mês, que causaram inúmeros prejuízos ao estado.

O palestrante convidado, Antonio Henrique Borges de Paula, gerente de Projetos Estratégicos do Departamento Nacional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Senac, expôs algumas experiências semelhantes ocorridas em outros países, e como estes se recuperaram através da atividade turística.

Antonio de Paula apontou cinco pontos estratégicos para a recuperação do turismo: investimento em marketing e comunicação - já que o Rio está enquadrado entre os destinos com advertência por algumas corporações estrangeiras -; socorro para pequenas e médias empresas turísticas dos locais afetados pelas chuvas; recuperação do desenvolvimento pela via da sustentabilidade; incentivo à formação profissional e urgência numa gestão de riscos, principalmente na elaboração de um Plano Diretor do estado.

PLANO DE AÇÃO PARA SOBREVIVÊNCIA DO SETOR

Foi sugerida a formação de um Grupo de Trabalho, composto por representantes do conselho, poder público e universidades, para elaboração de um plano de ação que busque caminhos para restabelecer as atividades e garantir a sobrevivência do setor.  Os presentes escreveram um esboço de uma carta que será posteriormente finalizada, propondo ações ao poder público, como planos de contingência para transformar as calamidades em oportunidades. "O objetivo nesse momento é apontar caminhos para uma recuperação rápida e eficaz", afirmou Antonio de Paula.

Além da vereadora Aspásia Camargo e do ex-secretário de Turismo de Minas, Antônio Henrique Borges, participaram da reunião o vice-presidente do Conselho, professor Hélio Alonso, e os conselheiros Carlos Eduardo de Freitas, Jorge Neves, Liberato Pinto, Luiz Brito, Marcelo Tilio, Mauro Gandra, Milton Tito, Nelson Couto e Roberto Lopes, entre outros.