Grupo vai apontar possíveis áreas para a silvicultura em todo o estado

Um grupo de trabalho para discutir quais serão e como serão cultivadas as áreas de silvicultura indicadas pelo Zoneamento Econômico Ecológico no estado (ZEE-RJ) será criado pela Câmara Setorial de Agronegócio do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) e pela Secretaria de Estado do Ambiente.

Um grupo de trabalho para discutir quais serão e como serão cultivadas as áreas de silvicultura indicadas pelo Zoneamento Econômico Ecológico no estado (ZEE-RJ) será criado pela Câmara Setorial de Agronegócio do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) e pela Secretaria de Estado do Ambiente (SEA). Essa decisão foi tomada durante uma reunião do Fórum realizada nesta quarta-feira (14/04), onde também foi apresentado um mapa bioclimático, criado a partir de dados disponibilizados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). "Devemos incentivar a silvicultura no estado por sua importância, além de ser um ganho econômico, social e ambiental. A silvicultura ajuda na redução de gás carbônico na atmosfera", explicou o deputado Carlos Minc (PT), que foi ministro do Meio Ambiente do Governo Lula.

A subsecretária de Estado do Ambiente, Elizabeth Lima, explicou que a regulamentação da Lei 5.067/07, que instituiu o ZEE-RJ, é um processo lento e, por isso, não houve grandes avanços desde a última reunião (10/03). "Precisamos entrar em consenso sobre como esquematizar a silvicultura no mapeamento do ZEE, pois ainda faltam muitas coisas a serem feitas. Por essa razão, acredito que os encontros do Grupo de trabalho serão essenciais para o desenvolvimento do trabalho daqui para a frente. Temos uma meta de concluir o projeto até o final deste ano", afirmou Elizabeth. De acordo com ela, mesmo com um mapa bioclimático pronto, ainda não há condições de se indicar as espécies para o plantio em cada região do estado.

A especialista em Análise Espacial do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Andrea Franco Oliveira, contou também que ainda será feito um estudo detalhado do solo para a elaboração de um mapa de favorabilidade, que irá permitir a indicação de espécies de vegetação adequada para cada zona a ser apontada. "O mapa que mostramos aqui hoje é uma atualização de um mapa antigo, das décadas de 70 e 80, mostrando as variações climáticas, os pontos de urbanização e de florestamento e reflorestamento em todo o território fluminense. Mesmo assim, ainda é muito cedo para falarmos em espécies, pois essa é a última etapa do processo", advertiu.

O grupo de trabalho, que contará com representantes das secretarias estaduais de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e do Ambiente, além de representantes do Fórum Florestal Fluminense e das  entidades que compõem a Câmara de Agronegócio do Fórum, dentre elas a Firjan, a SNA, a Faerj, o Sebrae e a ACRJ. A primeira reunião será no próximo dia 26, às 14h, na sede do Inea, localizada na Avenida Venezuela 110, Centro do Rio.

Fonte: Alerj.