Especialistas apontam perspectivas da eficiência energética no RJ

O programa Rio em Foco que vai ao ar nesta segunda-feira (12/04), às 22h, na TV Alerj (canal 12 da NET), vai mostrar, sem energia, não há crescimento econômico, e o que está sendo feito para que o Estado do Rio de Janeiro atinja a eficiência energética. O debate poderá ser assistido também posteriormente via Internet. Saiba como assistir.

Sem energia não há crescimento econômico. Um levantamento do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) mostrou que só com medidas de eficiência energética era possível ter energia equivalente a uma (usina) Itaipu. O programa Rio em Foco que vai ao ar nesta segunda-feira (12/04), às 22h, na TV Alerj (canal 12 da NET), vai mostrar o que está sendo feito para que o Estado do RJ atinja a eficiência energética.

Participam da mesa de debates a analista de inovação e acesso à tecnologia do Sebrae/RJ, Dóris Zielger; o chefe do departamento de projetos de eficiência energética da Eletrobrás, Fernando Perrone; o coordenador do Programa Estadual de Racionalização do Uso de Energia (Proren) da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Marcos Cordeiro; e o professor de engenharia elétrica da PUC RJ, Reinaldo Castro Souza.

Além de medidas, como o selo Procel, de eficiência energética, os convidados falaram sobre as dificuldades de financiamento para projetos deste tipo e que medidas podem contribuir para que mais empresas adotem medidas para diminuir o consumo de energia. "As pequenas e médias empresas têm dificuldade para conseguir financiamento para desenvolver projetos de eficiência energética. Um dos motivos, é que os bancos privados não trabalham com este tipo de financiamento. A Alerj, por meio dos deputados, aprovou o projeto do Governo que cria o Fundo de Eficiência Energética, que está em processo de regulamentação" afirmou Marcos Cordeiro.

A vertente mais visível para a sociedade do programa Procel são as etiquetas para eletrodomésticos, equipamentos consumidores de energia elétrica. Através deste selo, os consumidores podem avaliar quais equipamentos apresentam os maiores índices de eficiência energética em cada categoria. "Lançamos no meio do ano passado um selo para edificações, e estamos trabalhando a eficiência em prédios públicos", informa Perrone.

SOBRE O RIO EM FOCO

O Rio em Foco é o programa semanal do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio, exibido todas as segundas-feiras às 22h na TV Alerj, canal 12 da NET, com reprises aos sábados, às 17h, e aos domingos, às 20h. A partir de terça-feira da semana em que o programa é exibido também é possível assisti-lo pelo site www.rioemfoco.rj.gov.br. Para saber em que canais a TV Alerj pode ser sintonizada no estado, acesse www.tvalerj.tv/sintonia.do