Publicação aponta alternativas para uso do biogás gerado em aterros

Em consonância com o debate sobre as mudanças climáticas globais, a Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI) publicou, em fevereiro deste ano, o Manual para Aproveitamento de Biogás – Volume 1 – Aterros Sanitários. A iniciativa faz parte do projeto “Parceria Metano para Mercados”, que visa a redução das emissões do metano.

A Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI) publicou, em fevereiro deste ano, o Manual para Aproveitamento de Biogás – Volume 1 – Aterros Sanitários.  A iniciativa faz parte do projeto “Parceria Metano para Mercados” (M2M Partnership), liderado pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (US-EPA), que visa a redução das emissões do gás metano (CH4) e o seu aproveitamento como fonte de energia limpa e renovável nos setores de resíduos sólidos, agricultura, minas de carvão e exploração de óleo e gás.

A obra apresenta aos gestores um passo a passo para a sistematização do trabalho, desde a análise do potencial até a escolha e implementação de um projeto de aproveitamento do biogás. “Essa publicação apresenta aos municípios brasileiros algumas ferramentas que possibilitam a implementação de medidas que reduzam a emissão do metano gerado em aterros sanitários e contribuam para a geração de energia a partir do biogás produzido nos aterros”, destaca texto do prefácio da obra, escrito pela diretora regional para América Latina e Caribe ICLEI – LACS, Laura Valente de Macedo e pelo assessor de projetos do ICLEI Brasil, Guilherme Johnston. Os aterros de Campinas e Santo André, ambos municípios de São Paulo, foram objetos de estudo da pesquisa.

Segundo a publicação o biogás produzido pode servir aos mais diversos fins. Além de suprir a demanda de energia elétrica no próprio aterro, ser vendido e redistribuído para empresas consumidoras através de rede já existente, o biogás pode gerar energia térmica (calor), útil em processos como secagem de chorume e usos industriais diversos, combustíveis veiculares e ser utilizado na iluminação pública.

A próxima etapa do trabalho envolve a realização de estudo semelhante de aproveitamento de biogás gerado no tratamento de efluentes.

Programa Rio em Foco já abordou o tema

A destinação dos resíduos sólidos já foi debatida pelo Fórum no programa  Rio em Foco , que vai ao ar todas as segundas-feiras, às 22h. Para assistir o programa, basta clicar aqui.