Rio de Janeiro: entraves e atrativos para o turismo de negócios

O turismo é uma vocação natural do Rio e a cada dia se consolida como importante gerador de renda e empregos para o estado, mesmo assim o setor enfrenta problemas como a infraestrutua inadequada. Este e outros entraves, além das possibilidades do turismo de negócios, serão abordados pelo Rio em Foco, na segunda (22/3), às 22h, na TV Alerj.

O turismo é uma vocação natural do Rio de Janeiro e a cada dia se consolida como importante gerador de renda e empregos para o estado. Mas, além de a cidade do Rio não contar com a infraestrutura necessária para atender à demanda atual, corre sério risco de não conseguir cumprir os acordos firmados para a realização da final da Copa e dos Jogos Olímpicos. Um dos fantasmas que rondam a concretização dos projetos previstos é a emenda Ibsen Pinheiro, que redistribui os royalties.

Estes e outros problemas e possibilidades do incremento do turismo de negócios serão abordados pelo programa Rio em Foco, que vai ao ar na próxima segunda-feira (22/3), às 22h, na TV Alerj (canal 12 da Net), e que convidou para o debate a presidente da Associação Brasileira das Empresas de Evento (ABEOC), Rosana Bety, presidente da GL Events Brasil e responsável pelo Riocentro, Arthur Repsold Neto, e o vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) e do Sindrio, Paulo Michel.

“O aumento na demanda, graças aos megaeventos esportivos, foi sentido imediatamente na taxa de ocupação dos hotéis”, falou Paulo Michel. No entanto, para Arthur Repsold, esse crescimento comemorado pela rede hoteleira representa um dos pontos de estrangulamento para a captação dos grandes eventos. “Embora tenha sido anunciada a construção de mais oito mil quartos até 2016, esse esforço ainda é tímido. Temos 14 mil quartos enquanto São paulo possui 50 mil”, explicou Repsold.

Segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com o Ministério do Turismo e Embratur, 12 dos 42 eventos internacionais que ocorreram no Brasil entre 2007 e 2008 foram realizados no Rio de Janeiro.  “Não é só de Copa e Olimpíadas que vive o Rio”, disse Rosana Bety, ressaltando os demais eventos que ocorrem com frequência no Estado. 

SOBRE O RIO EM FOCO


O Rio em Foco é um programa semanal do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio, com reprises aos sábados, 17h, e domingos, 20h. Quem quiser assistir os programas passados e o atual pode também acessar o site oficial do Rio em Foco, em www.rioemfoco.rj.gov.br. O programa é apresentado pela secretária-geral do Fórum, a jornalista Geiza Rocha. Para saber em que canais a TV Alerj pode ser sintonizada no estado do Rio, basta acessar o site www.tvalerj.tv/Sintonia.do.