Consulado Americano e ABAV/RJ apresentam mudanças na retirada do visto

A Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav-RJ), integrante do Fórum de Desenvolvimento do Rio, e o Consulado Americano apresentaram na segunda-feira (8) o DS-160, novo formulário eletrônico para visto de não-imigrante (NIV). Entre outros, a medida surge para evitar desperdícios de papel e facilitar o processo de agendamento de vistos.

A Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav-RJ), integrante do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado, e o Consulado Americano apresentaram na segunda-feira (8) o DS-160, novo formulário eletrônico para visto de não-imigrante (NIV), que substitui o DS-156 (Formulário de Solicitação de Visto - EVAF), o DS-157 (Formulário Complementar de Solicitação de Visto) e o DS-158 (Informação de Contato e Histórico Profissional do Solicitante de Visto de Não-Imigrante).

Além da substituição dos três formulários, surgiram outras mudanças com o DS-160. A cópia do formulário, por exemplo, será eletrônica e apenas a página de confirmação do agendamento do visto será impressa. "A reunião foi realizada não somente para facilitar o processo de agendamento de vistos, mas também para reduzir o impacto no meio ambiente. Utilizávamos muito papel por dia, para cada solicitante, por isso, atualmente, estamos evitando seu uso", explica o vice cônsul americano, Paul Martinek. Embora tenha que efetuar o upload da foto ao preencher o formulário, no dia da entrevista, o solicitante terá que levar uma foto, juntamente com a página de confirmação do agendamento e a taxa do Citibank, entre outros documentos.

Por se tratar de um sistema totalmente online, o solicitante não precisará mais preencher os formulários à mão. Além de substituir solicitações individuais pela função família/grupo, o novo sistema permite salvar o formulário durante o preenchimento, facilitando, dessa forma, o trabalho do solicitante, que antes devia preencher tudo de uma só vez. Outra mudança diz respeito ao idioma durante a solicitação. O preenchimento, que antes podia ser efetuado em inglês ou em português, agora só pode ser realizado em inglês.

O DS-160 estará disponível a partir de 15 de março e será obrigatório a partir de 05 de abril. O Consulado Americano atenta para o correto preenchimento do formulário, já que dados incorretos ou incompletos podem resultar em atrasos significativos ou até mesmo em reagendamento de entrevista.

Mais informações através da seção consular, pelo site www.embaixada-americana.org.br e telefone (21) 3823-2000, das 13:00hs às 14:00hs, ou através do sistema de agendamento de vistos, pelo site www.visto-eua.com.br ou telefone (21) 4004-4950.