Programa debate iniciativas do setor da moda no estado do Rio

Depois de tantos anos levando fama de "pirata", o setor de moda brasileiro passa a exportador e, atualmente, ocupa o primeiro lugar no ocidente e o sexto no ranking mundial. No Rio, é o segundo maior empregador, gerando cerca de 90 mil empregos em todos os setores envolvidos. Saiba mais sobre o Rio em Foco que debaterá a indústria de moda no estado.

Depois de tantos anos levando fama de "pirata", o setor de moda brasileiro passa a exportador e, atualmente, ocupa o primeiro lugar no ocidente e o sexto no ranking mundial. No Rio de Janeiro, é o segundo maior empregador, gerando cerca de 90 mil empregos ao longo de todos os setores da cadeia produtiva e abrangendo uma grande diversidade de classes profissionais. Para entender as motivações que provocaram a mudança no status da moda dentro do processo de desenvolvimento econômico do estado o programa Rio em Foco, que vai ao ar na segunda-feira (8/3), às 22h, na TV Alerj (canal 12 da Net), convidou o coordenador de projetos do Sebrae-RJ, Beto Bruno, a presidente da Associação de Joalherias do Rio de Janeiro, Carla Pinheiro, e a gerente do Senai Moda e Design, Cristiane Alves. Também participa do programa a diretora do Fashion Business Eloysa Simão.

"Exportam aqueles que estão mais organizados", enfatizou Beto Bruno. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), o Brasil confecciona por ano aproximadamente 9,5 bilhões de peças, sendo as micros e pequenas empresas responsáveis por 80% da produção. No entanto, o poder de atuação do micro e pequeno empresário esbarra na baixa capacidade de investimento e na alta tributação que inviabiliza a formalização das empresas. Um exemplo bem sucedido de uma política de intervenção nos impostos ocorreu no setor joalheiro do Rio que conseguiu ampliar a exportação após redução do ICMS.

Outro tema debatido pelo grupo foi a escassez de mão-de-obra qualificada na indústria moda. Na tentativa de suprir essa demanda e unir o conceito de responsabilidade social ao processo produtivo surgiram iniciativas como o projeto "Despertar para Moda" desenvolvido pela Firjan e Senai. "Após pesquisa, percebemos que os jovens não tinham interesse nas profissões da cadeia de moda (modelista, costureira, passadeira). O projeto surgiu com o intuito de conscientizar e profissionalizar a população jovem e as mulheres das comunidades carentes a fim de que ocupem as vagas oferecidas", explicou Cristiane Alves

SOBRE O RIO EM FOCO

O Rio em Foco é um programa semanal do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio, com reprises aos sábados, 17h, e domingos, 20h. Quem quiser assistir os programas passados e o atual pode também acessar o site oficial do Rio em Foco, em www.rioemfoco.rj.gov.br. O programa é apresentado pela secretária-geral do Fórum, a jornalista Geiza Rocha. Para saber em que canais a TV Alerj pode ser sintonizada no estado do Rio, basta acessar o site www.tvalerj.tv/Sintonia.do.