Alemanha quer participar dos projetos para a Copa 2014 e Olimpíadas 2016

Com o objetivo de apresentar as oportunidades de atuação do capital alemão nos projetos para a Copa e Olimpíadas, a Câmara de Comércio Brasil-Alemanha do Rio irá realizar no dia 12 de março o Simpósio Megaeventos Esportivos & Desenvolvimento Urbano Sustentável. O evento contará com a presença do Ministro de Relações Exteriores, Guido Westerweller.

Para discutir oportunidades e participar de projetos para a organização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, o Governo da Alemanha promove no Rio, na próxima sexta-feira (dia12/03), no Hotel Pestana Rio Atlântica, em Copacabana, o Simpósio Megaeventos Esportivos & Desenvolvimento Urbano Sustentável, organizado pela Câmara de Comércio Brasil-Alemanha do Rio.

O Ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Guido Westerweller, vem ao Brasil especialmente para o evento e junto com ele estarão empresários alemães interessados em investir nos projetos de infraestrutura urbana, tecnologia de mega eventos, transportes e construções de arenas esportivas. O simpósio também contará com a presença dos ministros Orlando Silva (Esportes) e Márcio Fortes (Transportes e Cidades), secretários de estado e do município, representantes de entidades esportivas e empresários dos dois países.

O evento é dividido em duas partes: Copa do Mundo 2014 - Infraestrutura Nacional e Regional, com apresentação e detalhamento do Projeto Copa 2014; Exigências da FIFA; Importância da ampliação da Infraestrutura no contexto de mega eventos e Planos Futuros, e o segundo painel "Jogos Olímpicos 2016 – Masterplan e Infraestrutura Urbana", com apresentação do Masterplan, volume de investimentos, demandas atuais e futuras e a importância da sustentabilidade na ocasião de mega eventos.

Para o presidente da Câmara Brasil/Alemanha-Rio, Guilherme Stussi, o encontro vai promover uma grande troca de experiências entre os dois países. “Foi um desafio para a Alemanha organizar a Copa de 2006. Para nós, brasileiros, o desafio será ainda maior em razão do pouco tempo que há para dar suporte a esses dois mega eventos esportivos. A vinda do ministro Westerwelle ao Brasil para esse simpósio é uma demonstração do apoio que o governo alemão tem oferecido às empresas do seu país para participar dos projetos para a realização das competições esportivas”, contou Stussi.

• Para saber mais sobre o trabalho da Câmara Alemã leia a entrevista com o diretor executivo Hanno Erwes.