Caderno de Turismo é prioridade da Camâra de Cultura, Esporte e Turismo

A Copa do Mundo e as Olimpíadas estão concentrando atividades e iniciativas para o desenvolvimento do estado. Neste sentido, o lançamento do Caderno de Turismo do Estado, publicação produzida pela Câmara Setorial de Cultura, Esporte e Turismo, é fundamental para o crescimento do setor. Outro tema discutido foi o mapeamento dos aparelhos turísticos do Rio.

A Copa do Mundo e as Olimpíadas estão concentrando atividades e iniciativas para o desenvolvimento do estado. Neste sentido, o lançamento do Caderno de Turismo do Estado, publicação produzida pela Câmara Setorial de Cultura, Esporte e Turismo é fundamental para o desenvolvimento do setor. "A receptividade deste material tem sido muito grande. Semana passada estive no Noroeste Fluminense e relatei aos prefeitos de três cidades este trabalho e todos parabenizaram o Fórum pela proposta de levantar dados atualizados de todos os municípios do estado", afirmou o representante da Uerj, professor Glaucio Marafon.

Outro tema levantado durante a reunião realizada nesta segunda-feira (8/2), na sede da Fecomércio-RJ, é a necessidade de reunir num único espaço informações sobre a programação cultural e os serviços oferecidos pelos municípios. “O prévio mapeamento dos aparelhos turísticos auxilia na confecção dos pacotes turísticos a serem oferecidos pelas agências de viagem para a Copa de 2014”, sugeriu a representante da SindRio, Carla Riquet. Para a representante da Fecomércio-RJ,Laura Suárez, os dados não servem apenas para os estrangeiros. "O turismo fluminense também possui um público interno que carece de informação. O Sesi oferece apresentações teatrais por cinco reais, mas o número de pessoas que utilizam esse benefício é pífio”, exemplificou. Diante do relato feito pelo representante do Clube de Engenharia, Jorge Alves Lima, sobre o preparo do Maracanã para recepcionar turistas, o grupo concordou que a melhor alternativa é unificar as informações de entretenimento em um único veículo, que possa ser acessado pela população.

Além destes, farão parte da agenda da Câmara Setorial de Cultura, Esporte e Turismo para 2010, o acompanhamento do trabalho desenvolvido pela Comissão Permanente de Turismo da Alerj no intuito de retomar o fluxo turístico na Costa Verde e o debate conjunto com a Câmara de Comércio Exterior sobre o fomento ao turismo de negócios no Estado.