Entidades e poder público querem recuperar fluxo turístico na Costa Verde

O presidente da Alerj e do Fórum de Desenvolvimento do Rio, deputado Jorge Picciani (PMDB), irá recomendar ao presidente da Comissão Permanente de Turismo da Alerj, deputado João Pedro (DEM), que se integre ao trabalho de fortalecimento do turismo na Costa Verde. No início do ano, a área teve o fluxo turístico prejudicado após os desabamentos.

O presidente da Alerj e do Fórum de Desenvolvimento do Rio, deputado Jorge Picciani (PMDB), irá recomendar ao presidente da Comissão Permanente de Turismo da Alerj, deputado João Pedro (DEM), que se integre ao trabalho de fortalecimento do turismo na Costa Verde. No início do ano, a área teve o fluxo turístico e sua imagem prejudicados após os desabamentos provocados pelas fortes chuvas em Angra dos Reis e na Ilha Grande. “Não podemos deixar que uma catástrofe atinja a economia da região, que possui no turismo sua base principal”, alerta Picciani, que soube do apelo feito pelo presidente da TurisAngra, Marcus Venissius da Silva Barbosa, às entidades ligadas ao turismo após a Reunião Geral das Câmaras Setoriais, realizada no último dia 28 na Alerj. Na reunião, representantes da Abeoc e do Sebrae-RJ relataram que numa reunião recente o presidente da TurisAngra solicitou apoio das entidades para divulgar que a situação da região já foi nomalizada “Vamos, ainda, debater este assunto na próxima reunião da Câmara Setorial de Cultura, Turismo e Esportes, que reúne representantes do setor e universidades”, informa o presidente.

De acordo com a assessoria de imprensa da TurisAngra a redução da taxa de ocupação em alguns hotéis e pousadas chegou a 50%. No entanto, a infraestrutura hoteleira e os atrativos turísticos e culturais do município de Angra dos Reis e as pousadas da Enseada do Bananal já estariam funcionando normalmente. No dia 22 de janeiro, após visita técnica à Ilha Grande, a secretária estadual do Ambiente Marilene Ramos liberou quatro das cinco pousadas da enseada. “Angra já está de braços abertos com suas pousadas, hotéis e 365 ilhas para recepcionar o povo brasileiro e todos os turistas estrangeiros que para cá se dirigem”, afirma Picciani.

ESTRATÉGIAS PROMOCIONAIS

Para evitar maiores perdas para a economia da Região da Costa Verde, o Sebrae-RJ, após participar da reunião emergencial com a TurisRio, Secretarias de Turismo e outros parceiros, elaborou estratégias de promoção com o objetivo de colaborar com o reposicionamento da imagem da região na mídia. “Serão realizados fun-presses com jornalistas para estimular a divulgação de matérias sobre ecoturismo, turismo náutico e de aventura”, explicou a coordenadora de projetos do Sebrae-RJ, Vanessa Cohen. A Abeoc encaminhou a nota oficial feita pela TurisAngra às agências de viagem e empresas de eventos do estado chamando a atenção para a necessidade de recuperar o fluxo turístico para a região. Além da nota oficial, os empresários receberam também o mapa com os acessos alternativos para a Costa Verde que não foram afetados pelas chuvas. “Outras entidades relacionadas ao setor turistico também estão empenhadas em trabalhar para que Angra retome suas atividades e volte à normalidade”, afirma a vice-presidente da Abeoc, Ilda Brito.

Para suprir a demanda por capital de giro dos empresários e manter os empregos, a Investerio reabriu as linhas de financiamento do Programa de Apoio Solidário (PAS) para os empreendimentos atingidos pela chuva. “Após o aumento da carência para um ano, cerca de 150 estabelecimentos aderiram ao financiamento e a tendência é que o número aumente”, afirma o presidente da TurisAngra.