Indústria fluminense prevê bom crescimento nos próximos meses

A crise econômica mundial aparentemente já foi superada pelo empresariado fluminense. Pesquisa realizada pela Firjan revela as perspectivas otimistas do setor industrial para o ano de 2010 e prevê aumento no número de investimento e contratações. Segundo o estudo, 64,8% dos entrevistados acreditam que o pior já passou. Veja os números.

A "marolinha" da crise financeira mundial parece não mais afligir o empresariado fluminense. Segundo resultados da pesquisa "Perspectivas da Indústria para 2010 – Um olhar sobre a indústria fluminense", realizada pelo Sistema Firjan junto a 225 indústrias do Estado do Rio, 64,8% dos entrevistados acreditam que o pior já passou.

OLALACMSFOTO02OLALACMS"O setores mais dependentes da demanda interna estão tendo melhor desempenho, pois 2009 só não foi pior devido à expansão do crédito e ao aumento do consumo pelas famílias", afirmou Luciana de Sá, diretora de Desenvolvimento Econômico do Sistema Firjan. Durante 2009, cerca de 64,9% das companhias recuperaram o nível de produção pré-crise ou operam em patamar superior.

Os empresários estão otimistas quanto ao desempenho da economia brasileira para este ano. A maioria das empresas (56,2%) espera iniciar 2010 com um ritmo de produção superior ao primeiro trimestre de 2009. A área de produção será o ponto de concentração dos investimentos estimados por 60,4% das companhias.

Apesar da crise, o mercado de trabalho fluminense se mostrou resistente e em 70% das empresas o quadro de funcionários aumentou ou se manteve estável. A maior parte das contratações se concentrou na área de produção. Neste ano, 42,1% das empresas preveem a expansão do seu efetivo.

OLALACMSFOTO03OLALACMS

OLALACMSFOTO04OLALACMS