Edital investe R$ 30 milhões para atrair mestres e doutores para empresas

O Ministério da Ciência e Tecnologia e o CNPq acabam de abrir edital para selecionar projetos de pesquisa com foco no fortalecimento do setor industrial. A ideia é apoiar propostas que contribuam para a inserção de mestres e doutores nas empresas. Serão investidos R$ 30 milhões em projetos com orçamento de até R$ 300 mil.

O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) acabam de abrir o Edital RHAE Pesquisador na Empresa para a seleção de projetos que busquem fortalecer o setor industrial. O objetivo é selecionar propostas que visem a apoiar atividades de pesquisa tecnológica e de inovação por meio da inserção de mestres ou doutores em empresas, prioritariamente de pequeno e médio porte. Dividido em três rodadas, o Edital financiará as propostas aprovadas no valor global de R$ 30 milhões.

Serão aceitas projetos de desenvolvimento tecnológico de produtos ou processos que visem ao aumento da competitividade das empresas por meio de inovação; adensamento tecnológico e dinamização das cadeias produtivas; incremento, compatível com o setor de atuação, dos gastos empresariais com atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico; atendimento à relevância regional; e cooperação com instituições científicas e tecnológicas.

Por projeto, o valor máximo a ser solicitado deverá ser de R$ 300 mil, somente em bolsas, nas modalidades descritas no Edital. Para participar o proponente deve ter seu currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes e ter vínculo formal com a empresa executora. As propostas deverão ter seu prazo máximo de execução estabelecido em 30 meses.

Para essa primeira rodada, as propostas devem ser encaminhadas ao CNPq exclusivamente via Internet, por intermédio do Formulário de Propostas Online, disponível na Plataforma Carlos Chagas (http://carloschagas.cnpq.br/), até o dia 22 de janeiro.

A participação de empresas do Estado do Rio de Janeiro nas linhas de financiamento governamentais direcionadas à inovação vem crescendo ano a ano. Somente através do Núcleo de Atendimento a Projetos de Inovação do Sistema FIRJAN, 71 empresas captaram recursos não reembolsáveis da ordem de R$ 9 milhões nos últimos 3 anos.

Empresas fluminenses que desejem concorrer ao Edital podem entrar em contato com o Núcleo de Atendimento a Projetos de Inovação Tecnológica do Sistema Firjan: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..