Rio em foco debate oportunidades e desafios das Olimpíadas

A previsão de investimentos que o Rio de Janeiro receberá por conta da eleição para sediar as Olimpíadas de 2016 é da ordem de um bilhão de reais. Para debater o assunto, o programa Rio em Foco deste segunda-feira (14/12) reuniu uma série de especialistas, entre representantes da Alerj, da universidade e da sociedade civil.

A onda de otimismo que tomou conta do Rio de Janeiro depois da eleição para sediar as Olimpíadas de 2016 vai ficar ainda maior a partir de 2010. Do setor formal ao informal, a economia do estado está a pleno vapor e a previsão de investimentos pode fazer com que a cidade do Rio retome sua vocação natural de referência para turistas de todo o mundo. Para debater este assunto o programa "Rio em Foco" que vai ao ar nesta segunda-feira (14/12), às 22h, na TV Alerj (canal 12 da Net), reuniu o presidente da Comissão de Turismo da Alerj, deputado João Pedro (DEM); o superintendente do Sebrae-RJ, Sérgio Malta, o economista Mauro Osório, e a coordenadora de qualidade e informação do Sindirio, Carla Riquet.

Dentre os desafios a serem superados, o maior é a infraestrutura. Para o deputado João Pedro, a cidade do Rio de Janeiro vai ter que fazer o igual ou melhor a Barcelona, que conseguiu aumentar em 66% o número de vôos nacionais e em 110% o de internacionais. O aeroporto Tom Jobim, por exemplo, terá que ser reformulado e o Santos Dumont terá que aumentar seu número de pousos para atender às exigências do Comitê Olímpico Internacional", enumera. Para o economista Mauro Osório, é importante fazer com que as Olimpíadas fiquem a serviço da cidade e não o contrário. "É essencial pensar no legado que o evento vai deixar para a cidade e o estado, mas é preciso trabalhar para isso", adverte.

Outro assunto abordado foi o impacto do evento esportivo para o turismo e a necessidade de qualificação de mão de obra. "Temos um milhão de pequenos empreendimentos informais. É preciso aproveitar as Olimpíadas para trazer essas pessoas para o setor formal", defende Sérgio Malta, do Sebrae-RJ. Carla Riquet, do Sindirio, lembra que há projetos já sendo desenvolvidos em parceria com o Ministério do Turismo para qualificação de mão de obra. "Há muitas oportunidades inclusive gratuitas. É preciso se informar", explica.

Para saber em que canais a TV Alerj pode ser sintonizada, basta acessar o site www.tvalerj.tv/sintonia.do. Ela pode ainda ser vista pela parabólica. Basta apontá-la para o satélite Brasilsat B4.

O Rio em Foco é um programa semanal do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio, com reprises aos sábados, 17h, e domingos, 20h.