Estudo sobre finanças das 92 cidades fluminenses será lançado na Alerj

A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços lança na próxima qunta-feira (17/12), às 15h30, na Alerj, a segunda edição do anuário Finanças dos Municípios Fluminenses. O objetivo da publicação é, entre outros, servir como ferramenta de auxílio para pesquisadores e gestores públicos.

A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços e a Aequus Consultoria lançam na próxima quinta-feira (17/12), às 15h30, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa do Estado do Rio, a segunda edição do anuário Finanças dos Municípios Fluminenses. Para o presidente da Alerj e do Fórum de Desenvolvimento do Rio, deputado Jorge Picciani (PMDB), a publicação serve como base para ações tanto para os legisladores, quanto para pesquisadores, prefeitos, professores, secretários, empresários e gestores. "Para desenvolver políticas públicas eficazes a informação é fundamental. Por isso apoiamos a iniciativa, que permite uma análise comparativa entre os municípios", ressalta Picciani.

O levantamento, atualizado anualmente, reúne informações sobre as receitas e despesas dos 92 municípios do estado em 2008 (custeio, royalties, pessoal, saúde, educação, ICMS). "É uma ferramenta fundamental para quem pensa gestão pública. Não existe outra publicação ou site que reúna todas as informações sobre os municípios do Rio de Janeiro de forma organizada, comparativa", explica o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Julio Bueno.

Nele é possível acessar dados organizados em tabelas e gráficos de fácil entendimento, o que permite que o leitor tenha acesso a séries históricas e rankings e trace comparações entre diferentes municípios. A publicação, que será distribuída gratuitamente, reúne, ainda, artigos, análises e propostas para gestão de finanças feitos por especialistas.

O Salão Nobre da Alerj fica no terceiro andar do Palácio Tiradentes, localizado na Avenida 1° de Março, s/n, Centro, Rio de Janeiro/RJ. O evento conta com o apoio do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio e das Comissões Permanentes de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional e de Economia da Alerj.