Ex-prefeito de NY: Rio pode ser modelo de local seguro

O ex-prefeito de Nova York Rudolph Giuliani, em visita ao Rio de Janeiro, falou sobre sua teoria da janela quebrada e disse que a cidade pode vir a se tornar uma das mais seguras do mundo. Entenda e comente a teoria de Giuliani, responsável pela implantação da política "tolerância zero" em Nova York.

O ex-prefeito de Nova York Rudolph Giuliani, em visita ao Rio de Janeiro, disse que a cidade pode vir a se tornar uma das mais seguras do mundo. Responsável pela implantação da política de "tolerância zero" em Nova York, ele comentou que a Copa do Mundo e as Olimpíadas são eventos importantes para ajudar nos esforços de ordenamento urbano. O governador do estado, Sérgio Cabral, anunciou que vai contratar o ex-prefeito para prestar consultoria durante os dois eventos.

Giuliani citou ainda sua teoria da "janela quebrada". Para ele, se uma janela quebrada não for consertada, a tendência é que outras sejam depredadas. A partir desse pensamento, todos os delitos, independentemente da gravidade, passaram a ser reprimidos em Nova Iorque, levando a uma expressiva redução nos índices de criminalidade. Ou seja, dando atenção não só aos grandes problemas do Rio, mas também aos pequenos, a cidade poderia se tornar um exemplo mundial. Para Zeca Borges, criador do Disque Denúncia e presidente do Instituto Brasileiro de Combate ao Crime, contar com o apoio de um especialista do nível de Giuliani é fundamental para mostrar a seriedade do país e do estado em sediar a Copa do Mundo e as Olimpíadas: "A teoria de Giuliani dá certo. Ao apresentarmos um especialista de renome internacional, mostramos para todo o mundo como o Rio está engajado para que os dois eventos sejam um sucesso".

O ex-prefeito de Nova York visitou uma escola municipal no Complexo do Alemão e disse acreditar que investindo insistentemente em saúde e limpeza, o comportamento local melhoraria. "Tem que concentrar nos grandes e nos pequenos problemas. Eu acredito na teoria da janela quebrada, da tolerância zero. Você tem que ter atenção nas grandes e nas pequenas coisas. E também tem que tornar a comunidade mais segura, mais limpa, mais saudável, além de educar as crianças", comentou Giuliani.

Com informações da Agência Brasil