Mudanças Climáticas são tema de estréia do programa Rio em Foco

Os debates do Fórum de Desenvolvimento do Rio agora estão na TV. Estréia na segunda-feira (7/11), na TV Alerj, o programa Rio em Foco, que discutirá a cada semana um tema importante na pauta de desenvolvimento do estado. A primeira edição reunirá especialistas e autoridades para debater as mudanças climáticas e os desafios do desenvolvimento frente a elas.

Na semana em que começam as negociações climáticas em Copenhague, Dinamarca, a fim de elaborar um acordo internacional para substituir o Protocolo de Kyoto, o Brasil assume um papel protagonista ao combater as emissões de carbono em três frentes: energia, indústria e agropecuária. Para discutir de que forma o estado do Rio está se preparando para enfrentar os efeitos da mudança climática no mundo, o programa Rio em Foco, que estréia nesta segunda-feira (7/12), às 22h, na TV Alerj, vai reunir o Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc; o presidente da Alerj e do Fórum de Desenvolvimento do Rio, deputado Jorge Picciani (PMDB); o presidente do Brasil Pnuma, Haroldo de Mattos; e o vice-presidente da Firjan, Mário Ramos. O programa terá ainda a participação especial do economista Sérgio Besserman.

O protagonismo do País em relação às metas de redução de emissão de gases de efeito estufa e a forma como o estado do Rio têm se destacado no combate à mudança climática - com iniciativas pioneiras como a proibição das sacolas plásticas e o ICMS verde - serão abordados no programa. "É possível reduzir o desmatamento, que hoje é a principal fonte de emissões no País, em 80% nos próximos anos", defende o ministro Minc, enumerando uma série de ações que estão sendo tomadas para aliar a indústria agropecuária e a proteção ao meio ambiente. "Apesar de a pecuária ser encarada como um dos principais vilões é possível fomentar iniciativas ambientalmente corretas no setor, trabalhando o manejo adequado das pastagens. Podemos criar sistemas de controle para alimentar o gado, um sistema ‘prato do dia' em oposição ao ‘self-service' da pecuária extensiva, e dobrar a produção brasileira sem derrubar uma árvore. Para isso, é essencial contarmos com o apoio das nossas universidades e centros de pesquisa", acrescenta Picciani, que é pecuarista há 25 anos.

O programa vai abordar ainda o desafio do estado do Rio de Janeiro, maior produtor nacional de petróleo, em delinear os padrões de crescimento econômico para as próximas décadas, fazendo a transição para uma economia limpa, e que atitudes o cidadão deve adotar para contribuir para evitar os efeitos do aquecimento global. Não perca!

O Rio em Foco será um programa semanal do Fórum Permanente de Desenvolvimento do Estado do Rio, que vai ao ar sempre às segundas-feiras, às 22h, com reprises aos sábados, 17h, e aos domingos, 20h.

No Rio de janeiro, a TV Alerj pode ser sintonizada no canal 12 da Net. Confira o link para ver a lista de canais da TV: http://www.tvalerj.tv/Sintonia.do . Ela também pode ser vista apontando a antena parabólica para o satélite Brasilsat B4.