O Aeroporto Internacional de Cabo Frio, que foi licitado e concedido para administração privada em 2001, vem aumentando o volume de cargas de forma exponencial desde que entrou em operação. Nos últimos três anos, o movimento praticamente dobrou a cada ano, chegando a US$ 283 milhões em 2008. Outra prova de que ele se tornou um vetor de desenvolvimento regional vai ser vista em novembro, quando o supercargueiro Antonov AN-124 desembarcar por lá.
O avião - que por causa do porte não pode usar aeroportos pequenos - vai descer em Cabo Frio trazendo da Noruega dois helicópteros de grande porte que vão ser usados nas plataformas de petróleo da Bacia de Campos. Além de reunir as condições técnicas e operacionais para receber o cargueiro, o aeroporto, devido à proximidade, é a melhor opção para o transporte de cargas aéreas pela indústria do petróleo.
Para o presidente do Conselho de Administração do Aeroporto, Francisco Pinto, o desembarque dos veículos e a vinda do supercargueiro ressaltam a importância da indústria do petróleo para a economia fluminense.
"Demonstra também que é possível promover o desenvolvimento econômico no interior do nosso estado a partir do provimento da infraestrutura necessária", afirma, lembrando que o valor da carga total nacionalizada no aeroporto em 2009 está estimado em US$ 525 milhões. "Isso significa uma receita tributária de R$ 157 milhões", completa Francisco.