Agenda Firjan: desenvolvimento estratégico do estado

Fórum promove evento para a entrega da Agenda Legislativa da Indústria ao presidente da Alerj. O objetivo era o de demonstrar o posicionamento do empresariado em relação aos projetos de lei em tramitação na casa

O Fórum de Desenvoldimento Estratégico do Estado do Rio promoveu um evento, no dia 26/04/06, para promover a entrega da 1ª Edição da Agenda Legislativa da Indústria ao presidente da Alerj, deputado Jorge Picciani. O documento foi entregue pelo presidente do Conselho Empresarial de Assuntos Legislativos da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), Henrique Antônio Nora. Com o documento, o empresariado fluminense comunicou sua posição em relação aos projetos de lei em tramitação na Assembléia Legislativa, estabelecendo assim metas comuns para o desenvolvimento estratégico da economia do estado.

Segundo Picciani, a Agenda é importante porque votar a favor ou contra projetos pode facilitar ou inviabilizar o crescimento de uma região. "Fico muito feliz ao ver a Firjan trabalhando pelo desenvolvimento do estado em parceria com esta Casa e outras entidades civis", afirmou Picciani.

Henrique Nora acredita que a agenda irá aproximar os empreendedores dos deputados estaduais de forma ética e transparente, gerando um importante debate para o crescimento sustentável do estado. "O nosso desejo é que a agenda seja um instrumento de consulta permanente dos parlamentares", destacou Nora, garantindo que a Agenda será reeditada anualmente.

Segundo o presidente da Comissão de Minas e Energia, deputado Edmilson Valentim (PCdoB), também presente ao evento, o desenvolvimento econômico e social só acontecerá com a parceria do setor produtivo.

"O trabalho desta Casa pela economia fluminense é marcado pelo debate e a preocupação em ouvir os setores interessados. É preciso que a troca de idéias cresça a cada dia", ressalta o parlamentar.

Coordenadora da Agenda, a advogada Flavia Ayd destacou, entre os 36 projetos que constam no documento, a convergência da Firjan em relação ao projeto de lei 2.494/05, de autoria do ex-deputado Átila Nunes, que institui o Programa de Parcerias Público-Privadas.

"Esse programa é de extrema importância porque irá viabilizar investimentos em infra-estrutura no estado. Os estados de Minas Gerais e São Paulo já têm leis sobre o assunto, e é fundamental que o Rio de Janeiro tenha as suas o mais breve possível", defende a coordenadora.

Leia a transcrição completa do evento

Acompanhe a repercussão do evento na imprensa