Fórum discute itens do Diagnóstico da Pesca

O Fórum de Desenvolvimento do Rio está dando continuidade ao debate levantado pelo Diagnóstico da Pesca, estudo feito pelo pesquisador da UFRJ Marcelo Vianna lançado no plenário da Alerj. A necessidade de modernizar a infraestrutura do setor, simplificar a legislação que o regula e construir o Terminal Pesqueiro Público foram pontos debatidos na reuniao da Câmara de Agronegócio.

A análise da frota pesqueira do Estado do Rio de Janeiro, os investimentos na infraestrutura costeira ligada à atividade pesqueira fluminense e a legislação de pesca existente no estado foram os temas tratados na reunião do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado, nesta quarta-feira (07/10). O debate teve a finalidade de discutir alguns itens do "Diagnóstico da Cadeia Produtiva da Pesca Marítima no Rio". A pesquisa foi apresentada pelo pesquisador Marcelo Vianna, do Instituto de Biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Assembleia Legislativa do Rio, em evento realizado pelo próprio fórum. Segundo o pesquisador, em relação aos investimentos para infraestrutura, é exatamente nisto que o trabalho que a Alerj está desenvolvendo se apóia, conscientizando o poder público sobre a importância que uma boa estrutura trará a esta atividade econômica. "Mas outros problemas estão relacionados, desde a dificuldade dese conseguir a espécie de madeira ideal para a reparação dos barcos, até a legislação da pesca, que necessita de um programa de formação dos pescadores", afirmou Vianna.

De acordo com ele, a dificuldade de compreensão das leis de pesca se deve às quantidades absurdas de normativas, que muita vezes os profissionais não conseguem entender. "Falta a criação de uma estratégia simples de informatização para que, assim, eles se tornem, além de pescadores, defensores do meio ambiente", finalizou o pesquisador, ressaltando que os gastos com investimentos em equipamentos de navegação somados com o gasto de combustível representam quase a totalidade dos custos de uma embarcação. "A economia destes geraria uma diminuição dos valores para os consumidores", destacou Vianna.

Na reunião foi marcado o próximo encontro, que será no dia 11 de novembro, às 15h, na sala 311 do Palácio Tiradentes. Também estiveram presentes na reunião o diretor da Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Faerj), Leopoldo Eugenio, além de representantes do Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae-RJ), da Federação das Indústrias de Estado do Rio de Janeiro (Firjan), da Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro (Investe-Rio) e do Sindicato dos Armadores de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Saperj).

Confira a cobertura da TV Fórum:

OLALACMSVIDEO01OLALACMS