Papel da universidade no desenvolvimento de tecnologias de energia alternativa

Neste artigo, Valdo da Silva Marques, professor da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), fala da importância das universidades e centros de pesquisa no desenvolvimento das energias renováveis. A UENF, por exemplo, criou um núcleo de energias alternativas, com o objetivo de reunir pesquisadores, estudantes e outros interessados no assunto.

Valdo da Silva Marques*

A recente crise econômica mundial agravada pelas tendências de aquecimento global que domina a agenda de todos os países preocupados com a sobrevivência do planeta, tem levado os políticos, os pesquisadores e os empresários a pensarem em novas formas de aproveitamento das energias renováveis e em programas de eficiência energética. As pesquisas científicas e tecnológicas que procuram introduzir novos métodos de aproveitamento de energias limpas, com ampliação do mercado e consequente barateamento de custos, certamente levará a uma mudança inexorável da matriz energética mundial. As fontes mais estimulantes para produzir energia alternativa renovável são a solar, a eólica e a geotérmica, além da proveniente da biomassa, das ondas e correntes oceânicas, das células de combustível, bem como das pequenas centrais hidrelétricas.

Há vários atores que podem impulsionar os projetos de implantação e consumo de energias renováveis, dentre eles as universidades e institutos, com o desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas, além de governos e empresários. Dessa forma, as universidades exercem um papel muito importante no desenvolvimento de tecnologias de energias renováveis, procurando o desenvolvimento e aperfeiçoamento de novos métodos e a melhoria na eficiência dos sistemas de geração visando, entre outras coisa,s a redução dos custos de implantação com aumento de rendimento desses sistemas.

Nesse sentido, a Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) está instalando na sua estrutura universitária um Núcleo de Energias Alternativas destinado a congregar pesquisadores, estudantes e demais interessados no desenvolvimento de pesquisas e estudos em fontes renováveis de energia. Antes mesmo de sua criação definitiva, já há vários projetos em andamento envolvendo o aproveitamento de biomassa para produzir biocombustíveis (biodiesel e etanol), estudos de células de combustíveis e fotovoltáicas, sistemas híbridos de geração (solar e eólica), etc. Um dos projetos importantes já concluídos foi a implantação de um parque-modelo de geração de energias alternativas, descrito a seguir.

O parque de energia alternativa da UENF

Os objetivos que nortearam esse projeto foram focados na intenção de criar um espaço em que fosse possível demonstrar de forma prática a viabilidade do uso de energia a partir de um sistema híbrido (solar e eólico) de fontes alternativas, sem agredir o meio ambiente. Para isso, foram adotados como princípios básicos o uso de fontes limpas de geração de energia elétrica, a preocupação com a eficiência energética, o uso de processos construtivos ambientalmente corretos e o uso de materiais de construção alternativos. O parque foi instalado numa área 2.500 m2 no campus universitário, onde se obeve autonomia em energia, água e tratamento de efluentes. Foram instalados um sistema de geração de energia, um sistema de armazenamento, controle e distribuição de energia, um sistema de monitoramento e um sistema consumidor.

O sistema gerador, que utiliza como fontes as energias solar e a eólica, é composto por um conjunto de cinco aerogeradores com capacidade de até 5 kW de energia e de um conjunto de 24 células fotovoltaicas com capacidade para gerar 3,6 kW. Um sexto aerogerador de 1 kW foi istalado para finalidade específica de bombear a água do subsolo. Usando controladores de carga, inversores e um conjunto de baterias de alta amparagem, foi possível gerar energia em 110 e 220 volts, que é distribuída para o consumo da casa e do parque, alimentando computadores e demais utensílios. O vento e a radiação solar incidente são monitrados por meio de um conjunto de sensores instalados numa torre de 50 metros de altura montada em terreno anexo ao parque. O uso dos dados aí produzidos e os dados de geração de energia, monitorada por meio de um sistema de transdutores tem permitido realizar pesquisas de eficiência energética, dentre outros tipos de pesquisa. Este parque de energia alternativa da UENF é complementado com dispositivos como uma planta de biodiesel, um sistema independente de abastecimento de água e um de aquecimento do líquido por painéis foto-térmicos, além de um sistema próprio de irrigação e outro de tratamento de efluentes.

*Valdo da Silva Marques é Professor Titular da Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF