I Fórum de Comércio Internacional aborda gargalos na importação e exportação no RJ e ES

A Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro (Amcham Rio) promove entre os dias 11 e 13 o 1º Fórum de Comércio Internacional. O presidente da Alerj e do Fórum, deputado Jorge Picciani, e o presidente da Amcham Rio, Robson Barreto, fazem a abertura. Durante o evento vai ser elaborada proposta de ação para estimular o comércio exterior no Rio de Janeiro e Espírito Santo.

A Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro (Amcham Rio) promove entre os dias 11 e 13 o I Fórum de Comércio Internacional, no auditório da Firjan e no plenário da Alerj, ambos no centro da cidade do Rio de Janeiro. O objetivo é identificar e discutir barreiras ao comércio internacional e aumentar o volume de importações e exportações no Rio de Janeiro e no Espírito Santo.

O evento de três dias será aberto pelos presidentes da Alerj, deputado Jorge Picciani, e da Amcham Rio, Robson Goulart Barreto. Ao todo, serão quatro painéis para discutir temas que vão de legislação e financiamento para o comércio internacional, até questões como logística e distribuição. Vão estar presentes representantes do Supremo Tribunal Federal, do BNDES, dentre outros. "Desde que iniciamos o trabalho da Câmara Setorial de Comércio Exterior, no Fórum de Desenvolvimento Estratégico do Rio, sentimos a necessidade de identificar as barreiras para o crescimento das exportações no Rio de Janeiro. Este evento será fundamental para avançarmos nesta questão", avalia o presidente da Alerj, deputado Jorge Picciani.

Durante o evento vai ser elaborada a Primeira Carta da Sétima Região Fiscal. Todas as autoridades presentes vão assinar o documento, que será lido no plenário da Alerj no último dia do evento e encaminhado a lideranças políticas, empresários e gestores públicos. A Carta vai apresentar as demandas das entidades e empresas de comércio exterior e propor ações que melhorem a competitividade das atividades de importação e exportação nos dois estados.

Veja a programação completa e detalhes sobre a inscrição no site da Amcham Rio.

Siga o Fórum de Desenvolvimento do Rio no Twitter