Caderno de Turismo: interior tem potencial subutilizado

Potencial turístico das cidades do interior é subutilizado e precisa de investimentos. Dados fazem parte de pesquisa da Fecomércio-RJ que vai integrar o Caderno de Turismo, publicação que está sendo elaborada pela Câmara Setorial de Cultura, Turismo e Esportes.

Dados econômicos apresentados pela Federação do Comércio do Estado do Rio (Fecomércio-RJ) na reunião desta quinta-feira (30/07) mostram que o potencial turístico do interior do estado do Rio é subutilizado e precisa de investimentos. Os dados que subsidiam esta constatação farão parte do Caderno de Turismo do Estado, que está sendo elaborada pela Câmara Setorial de Cultura, Turismo e Esportes do Fórum de Desenvolvimento do Rio. A publicação, que será lançada este ano, reúne, ainda, uma proposta de criação de circuitos turísticos no interior do estado, feita pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

De acordo com os dados, o setor turístico sozinho é responsável por R$ 39 bilhões do PIB nacional, o que prova sua relevância econômica, segundo levantamentos de 2002. O estado do Rio de Janeiro tem o segundo maior PIB do país (R$ 275 bilhões em 2006), do qual quase 70% é está concentrado na região metropolitana do estado. Apesar dos dados positivos, os membros da Câmara Setorial de Turismo, formada pela Alerj e mais 12 entidades, concordaram que é preciso analisar a dinâmica do PIB em vez de usar números de apenas um ano. Segundo eles, faltam informações sobre o setor de turismo.

OLALACMSFOTO02OLALACMS

"Desde o início da produção do caderno ficou claro que só é possível desenvolver o Turismo a partir de informações confiáveis sobre o impacto do setor no desenvolvimento do estado. Este é o objetivo do grupo e certamente o Caderno será o primeiro passo não só para a elaboração de políticas públicas mas também de séries históricas que mostrem a evolução do Turismo no estado e no País", ressalta a secretária-geral do Fórum, Geiza Rocha.

A Câmara Setorial de Cultura Turismo e Esportes é formada, além da Alerj, por mais 12 entidades: Abav, ABIH, Abeoc, AmchamRio, Fecomercio, Firjan, Rio Convention and Visitors Bureau, Sebrae, SindRio, Uff, UFRJ e Uenf. A próxima reunião deve acontecer no dia 27.

Siga o Fórum de Desenvolvimento do Rio no Twitter