Picciani: "Zoneamento é fundamental para o desenvolvimento sustentável"

Evento organizado pelo Fórum promove debate sobre a lei que classifica e mapeia todo o território fluminense e determina atividades permitidas

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), deputado Jorge Picciani (PMDB), afirmou que a regulamentação da lei 5.067/2007, que trata do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) do estado, será fundamental para o desenvolvimento sustentável e o planejamento de futuros investimentos, que podem alavancar a economia do Estado.

"Está claro que a regulamentação da lei é muito importante. Existem muitos empreendedores interessados na silvicultura, por exemplo, que pode ajudar a desenvolver principalmente o Norte do estado, com geração de renda através da questão ambiental", analisou Picciani, durante debate organizado pelo Fórum de Desenvolvimento do Rio, nesta quarta-feira (10/06). A idéia surgiu nas reuniões das Câmaras Setoriais de Agronegócio e de Desenvolvimento Sustentável do Fórum. O ZEE prevê a classificação e mapeamento de todo o território fluminense, determinando as atividades permitidas em cada região.

O evento contou com a presença do presidente do Instituto Estadual do ambiente (Inea), Luiz Firmino, e da subsecretária de Estado do Ambiente, Elizabeth Lima, além de representantes das instituições que compõem as Câmaras Setoriais de Agronegócio e de Desenvolvimento Sustentável do fórum.
O zoneamento, que está a cargo da Secretaria Estadual do Ambiente, tem o duplo objetivo de garantir que permaneçam intocadas as regiões preserváveis, principalmente áreas como reservas hídricas, matas nativas e zonas de proteção de diversas categorias, ao mesmo tempo em que torna mais ágil e transparente o processo de concessão de licenças ambientais para atividades econômicas, como instalação de indústrias e demarcação de áreas agrícolas.