Propostas do Caderno de Turismo podem integrar Lei de Orçamento

Fórum de Desenvolvimento se reuniu com Comissão de Turismo da Alerj para discutir principais pontos do estudo elaborado em parceria com a Fecomércio e a Uerj. A ideia é explorar o potencial de cada região do estado

Ações para desenvolver o turismo no estado, propostas no “Caderno de Turismo” que está sendo elaborado pelo Fórum de Desenvolvimento do Rio, poderão ser apresentadas como emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA). O estudo, que está mapeando as potencialidades econômicas dos 92 municípios fluminenses para o setor, foi apresentado pela primeira vez à Comissão de Turismo nesta terça-feira (26/05). O objetivo é gerar uma publicação com dados que sirvam de subsídio para a elaboração de políticas públicas e aprimoramento da legislação.

"Estamos efetuando o cruzamento de dados econômicos de todos os municípios, aproveitando o conhecimento trazido pela Uerj e a experiência da Fecomércio", afirmou Geiza Rocha, Secretária Geral do Fórum de Desenvolvimento. As duas entidades, jutamente com a Alerj, coordenam o projeto do "Caderno de Turismo", que surgiu a partir de discussões na Câmara Setorial de Cultura, Turismo e Esportes do Fórum.

Para o deputado João Pedro (DEM), presidente da Comissão de Turismo, essas informações serão úteis para que o Rio aproveite melhor os recursos fornecidos ao Programa de Desenvolvimento do Turismo pelo Governo federal e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). "Um estudo feito em conjunto entre a sociedade civil organizada e o Parlamento tem menos erros”, completo o deputado, afirmando que as indicações apresentadas pelo caderno podem embasar emendas à LOA.

O deputado Comte Bittencourt (PPS), que também integra a Comissão de Turismo, acusou o estado de investir pouco. “A Companhia de Turismo do Estado do Rio (TurisRio) faz milagres para se manter. A política pública para o setor não pode ser voltada apenas para os grandes eventos”, justificou o parlamentar, aludindo aos projetos da Copa do Mundo e à candidatura às Olimpíadas de 2016.

Participaram também na reunião representantes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), da Fecomércio, da Turisrio e das prefeituras de Mendes e Resende.

A Câmara Setorial de Cultura Turismo e Esportes é formada, além da Alerj, por mais 12 entidades: Abav, ABIH, Abeoc, AmchamRio, Fecomercio, Firjan, Rio Convention and Visitors Bureau, Sebrae, SindRio, Uff, UFRJ e Uenf.