Rio em Foco será reprisado em janeiro

Quem perdeu os últimos debates realizados pelo Rio em Foco vai poder revê-los em janeiro, quando serão reprisados os debates que foram ao ar até agora: mudanças climáticas, Olimpíadas, habitação e as perspectivas para este ano. O programa é exibido toda segunda-feira, às 22h, na TV Alerj (canal 12 da net).

Quem perdeu os últimos debates realizados pelo Rio em Foco vai poder revê-los em janeiro, quando serão exibidas na TV Alerj (canal 12 da Net) as reprises dos programas veiculados até agora. Das perspectivas para 2010 aos impactos da mudança climática sobre a economia do estado, passando pela política habitacional do Governo Federal e pelas oportunidades trazidas pelas Olimpíadas, o objetivo do Rio em Foco - produzido pelo Fórum de Desenvolvimento do Rio com o apoio da TV Alerj - é trazer para a pauta de discussões os assuntos ligados ao crescimento econômico do estado. O programa é exibido às segundas-feiras às 22h, com reprises aos sábados, às 17h, e aos domingos, às 20h. "Este programa é mais uma ação do Fórum de Desenvolvimento no sentido de ampliar a visibilidade sobre os temas que estão sendo debatidos em suas câmaras setoriais e a preocupação do Parlamento em aliar desenvolvimento econômico e social Ele se soma às ações de comunicação já desenvolvidas como o site www.querodiscutiromeuestado.rj.gov.br e as redes sociais", observa o presidente da Alerj e do Fórum de Desenvolvimento, deputado Jorge Picciani (PMDB).

Para saber em que canais a TV Alerj pode ser sintonizada e as configurações para sintonizar o canal via antena parabólica, basta acessar o site www.tvalerj.tv/sintonia.do.

Perspectivas 2010 - 4 de janeiro

Em 2009 a economia do estado do Rio de Janeiro foi marcada por altos e baixos. O pessimismo trazido pela crise econômica mundial logo no início do ano foi substituído pela euforia após a escolha da cidade do Rio para sediar as Olimpíadas de 2016, trazendo perspectivas de investimentos. Para discutir as expectativas e os desafios que o estado precisa superar em 2010 o programa reuniu os deputados Luiz Paulo (PSDB), Paulo Melo (PMDB) e Gilberto Palmares (PT) no estúdio. A opinião de especialistas como a jornalista Flávia Oliveira e o economista André Urani, bem como a das pessoas nas ruas, também foram ouvidas. Na pauta desta edição, o papel do Legislativo frente aos projetos de infraestrutura em curso e na definição do marco regulatório para a exploração de petróleo na camada pré-sal, adiado para este ano.

Mudanças Climáticas - 11 de janeiro

Na semana em que começaram as negociações climáticas em Copenhague, Dinamarca, para substituir o Protocolo de Kyoto, o Brasil assumiu papel protagonista ao combater as emissões de carbono em três frentes: energia, indústria e agropecuária. O Rio em foco reuniu o Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc; o presidente da Alerj e do Fórum de Desenvolvimento do Rio, deputado Jorge Picciani (PMDB); o presidente do Brasil Pnuma, Haroldo Mattos de Lemos; e o vice-presidente da Firjan, Mário Ramos, para debater que medidas e desafios o Rio de Janeiro, maior produtor nacional de petróleo, enfrentar nesta transição para uma economia limpa.

Olimpíadas - 18 de janeiro

A onda de otimismo que tomou conta do Rio de Janeiro depois da eleição para sediar as Olimpíadas de 2016 vai ficar ainda maior a partir de 2010. Do setor formal ao informal, a economia do estado está a pleno vapor e a previsão de investimentos pode fazer com que a cidade do Rio retome sua vocação natural de referência para turistas de todo o mundo. Nesta edição, o Rio em Foco reuniu o presidente da Comissão de Turismo da Alerj, deputado João Pedro (DEM); o superintendente do Sebrae-RJ, Sérgio Malta, o economista Mauro Osório, e a coordenadora de qualidade e informação do Sindirio, Carla Riquet.

Habitação - 25 de janeiro

O mercado imobiliário está mais aquecido do que nunca, com linhas de crédito para todos os bolsos. O que vai mudar no próximo ano para o seis milhões de brasileiros que não tem moradia e para quem mora nos bairros pobres do estado do Rio? Quais os efeitos imediatos da prorrogação da isenção de impostos para compra de material de construção? A fim de discutir o sonho da casa própria, o programa Rio em Foco convidou para o debate o secretário estadual de habitação, Leonardo Picciani; o presidente da Comissão de Habitação da Alerj, deputado Alessandro Calazans; o presidente do Sindicato da Construção Civil, Roberto Kauffman; e o vice-presidente de desenvolvimento imobiliário da ACRJ, José Conde Caldas.

Conheça o Fórum de Desenvolvimento do Rio

Além da Assembleia Legislativa, o Fórum reúne mais 28 organizações da sociedade civil e universidades que se reúnem periodicamente para acompanhar o trabalho legislativo, monitorar políticas públicas e debater propostas para o desenvolvimento do nosso estado. Dentre os objetivos do Fórum destacam-se o de reunir a bancada estadual e federal do Rio de Janeiro em torno de ações que promovam o desenvolvimento do estado e ampliar as ações da Assembleia Legislativa, principalmente nos pólos de desenvolvimento em consolidação na região metropolitana e no interior. Para conhecer e participar destas discussões acesse nosso site: www.querodiscutiromeuestado.rj.gov.br